Natureza é Integração!

Ir. Teresa Cristina Leite é Superiora Geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, também advogada defensora das causas ambientais. Está participando, pela primeira vez, da 41⁰ Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais de Congregações Brasileiras (USGCB), com o tema “Cultivar a Mística do Cuidado da Casa Comum, comprometida com a Vida Religiosa em saída”.

A consagrada que também é defensora das causas ambientais diz que a natureza é Integração. Que é importante e necessário ter o olhar para o natural, para o ecológico, para as questões ambientais, para a defesa vida e para o homem na sua integração holística.

Segundo a religiosa a congregação foi fundada em 1892 num espaço privilegiado de riquezas naturais, em Caeté-MG. É cobiçado até hoje, porque tem água, minérios, pedras preciosas e ouro. E, por isso, “precisamos preservar esse lugar para retiros e os encontros de revitalização da pessoa humana”, defende o local de acolhimento para tratar da saúde física e espiritual das pessoas que ali chegam.

A Congregação já está investindo num projeto educacional de “Consciência Ecológica” junto às crianças e jovens da Instituição de Educação que congrega as religiosas. O intuito é de estabelecer uma relação integrada desse público com a natureza.

Para Ir. Teresa Cristina o espaço de riqueza natural em Caeté-MG também é o lugar onde as irmãs se encontram no regresso da missão, para refazer-se junto ao natural.

Curioso é que as gerações antigas já tinham uma relação de reverência e respeito com a natureza. Narra a religiosa que sua avó dizia que antes de brincar ou colher algum fruto da terra tinha que fazer uma reverência à natureza viva, porque ela é benção do Deus Vivo e o homem uma ameaça para ela.

E, de fato, os antigos têm uma consciência ecológica. “Precisamos aprender da natureza. Buscar nela respostas para a saúde do corpo, da alma e o respeito”, afirma a religiosa que chama atenção para o “Cuidado com a Casa Comum” e para a defesa do maior patrimônio de integração holístico da humanidade: a natureza!

Por Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Jornalista/Missionária