
A consagrada que também é defensora das causas ambientais diz que a natureza é Integração. Que é importante e necessário ter o olhar para o natural, para o ecológico, para as questões ambientais, para a defesa vida e para o homem na sua integração holística.
Segundo a religiosa a congregação foi fundada em 1892 num espaço privilegiado de riquezas naturais, em Caeté-MG. É cobiçado até hoje, porque tem água, minérios, pedras preciosas e ouro. E, por isso, “precisamos preservar esse lugar para retiros e os encontros de revitalização da pessoa humana”, defende o local de acolhimento para tratar da saúde física e espiritual das pessoas que ali chegam.
A Congregação já está investindo num projeto educacional de “Consciência Ecológica” junto às crianças e jovens da Instituição de Educação que congrega as religiosas. O intuito é de estabelecer uma relação integrada desse público com a natureza.
Para Ir. Teresa Cristina o espaço de riqueza natural em Caeté-MG também é o lugar onde as irmãs se encontram no regresso da missão, para refazer-se junto ao natural.

E, de fato, os antigos têm uma consciência ecológica. “Precisamos aprender da natureza. Buscar nela respostas para a saúde do corpo, da alma e o respeito”, afirma a religiosa que chama atenção para o “Cuidado com a Casa Comum” e para a defesa do maior patrimônio de integração holístico da humanidade: a natureza!
Por Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Jornalista/Missionária