Em comunhão com a Igreja universal, por ocasião do Jubileu Ordinário do Ano 2025, a Coordenação Arquidiocesana da Catequese da Arquidiocese de Fortaleza tem se mobilizado para celebrar com fé, esperança e alegria este Ano Santo, em sintonia com toda a família catequética arquidiocesana.
A celebração do Jubileu de Catequistas está marcada para o dia 24 de agosto de 2025, domingo em que se comemora o Dia do Catequista. O evento acontecerá na Catedral Metropolitana de Fortaleza, com início às 7h e encerramento previsto após a Celebração Eucarística, que contará com o rito de instituição do Ministério de Catequistas.
Programação:
7h – Acolhida e oração
8h30 – Celebração da Santa Missa com Rito de Instituição do Ministério de Catequista, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB
Inspirados pela Bula de Proclamação do Jubileu Spes Non Confundit – A esperança não decepciona (Rm 5,5), os catequistas e coordenadores têm se dedicado a refletir sobre o sentido profundo do Jubileu, reconhecendo-o como um tempo de graça e renovação espiritual, que convida todos os fiéis a serem Peregrinos de Esperança. A partir da escuta atenta ao Papa Francisco e às orientações da Igreja, a Coordenação acolhe o apelo de fazer do Jubileu uma oportunidade de encontro vivo e transformador com o Senhor Jesus, “porta” de salvação.
Ao longo dos últimos meses, a Coordenação Arquidiocesana da Catequese tem realizado reuniões e momentos de escuta, com o objetivo de construir de forma participativa o Jubileu dos Catequistas. Em espírito de sinodalidade, também foram promovidos encontros com as Coordenações das Regiões Episcopais, tanto de forma online (via Google Meet) quanto presencialmente no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, visando à organização prática e pastoral desse grande momento celebrativo.
O Jubileu é destinado a todos os catequistas e agentes que atuam nos processos da Iniciação à Vida Cristã em toda a Arquidiocese. Trata-se de um momento de comunhão e gratidão pelo chamado e missão de anunciar Jesus Cristo, celebrando os 2025 anos de Seu nascimento.
A coordenação convida todas as comunidades a se unirem a esta celebração com espírito jubilar, renovando o compromisso com a evangelização e a formação dos discípulos de Jesus. Em meio aos desafios da missão, Cristo é a nossa esperança, e é n’Ele que os catequistas encontram a força para continuar anunciando com alegria e fidelidade.