II Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade

O Regional nordeste I- Ceará fez-se presente no II Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Jaraguá do sul/SC, com 02 participantes da Arquidiocese de Fortaleza, Sr. Rogério Melo e Daniele dos Santos.

O II Congresso atuou na capacitação daqueles que de uma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se Agente desta Pastoral. Teve como objetivo:
a) Implantar grupos de auto-ajuda da Pastoral da Sobriedade nas Paróquias;
b) Formar e capacitar novos agentes da Pastoral da Sobriedade;
c) Desenvolver e incentivar a formação permanente dos agentes capacitados;
d) Atuar politicamente junto às forças vivas da comunidade pela exigência da Fé, à luz dos ensinamentos de Cristo.

Reafirmou que a Pastoral da Sobriedade é a expressão do amor gratuito do Pai que desperta no agente a solidariedade com a humanidade, fazendo dos excluídos os seus preferidos. A Programação foi enriquecedora.

O Bispo Dom Irineu Danelon, a Coordenadora Nacional Ana Martins Godoy Pimenta e o casal coordenador do regional Arlete e Valério acolheram os congressistas que vieram de todas as partes do Brasil. Foram palestrantes:
· Dom Irineu Danelon – Passos a serem dados para amar como Jesus ama;
· Carlos Humberto Gothchalk – Parar de fumar para quê?;
· Pe. João Ceconello – Espiritualidade da Pastoral e do Agente;
· Rodrigo da Silva – Porque nunca usei drogas;
· José Augusto Soavinski – Campanha contra a legalização das drogas;
· Pe. Sildo César Costa – Testemunho sobre alcoolismo na família;
· Pe. Reginaldo Manzotti – Prevenção e Recuperação na Família;
· Agente Fernando – Sobriedade do Agente;
· Ana Martins Godoy Pimenta – A Co-dependência;
· Dom Irineu R. Scherer, Bispo Diocesano de Joinville. – Desafios das famílias no mundo de hoje.

Houve no sábado a noite cultural, com a apresentação artística de grupos folclóricos da região.

A Santa Missa de Encerramento foi o coroamento do Congresso com a presença de dois Bispos: Dom Irineu R. Scherer, Bispo de Joinville e Dom Irineu Danelon, SDB, responsável pela Pastoral da Sobriedade, junto à CNBB e concelebrada por nove padres.

O II Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade, de Jaraguá do Sul, conseguiu alcançar os objetivos dos organizadores cativando, animando e reanimando muitos agentes que estavam desanimados. Ao término da Santa Missa o casal coordenador do Regional Sul, Arlete e Valério recolheram a bandeira da Pastoral da Sobriedade, que foi entregue à coordenação do Rio Grande do Sul, onde ficou como proposta de realização o III Congresso Regional Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade, a acontecer no ano de 2013.

Veja vídeo com a mensagem de dom Irineu Danelon para membros da Pastoral da Sobriedade do Regional NE1.