Governo do Ceará homenageia dom José Antonio com a Medalha da Abolição 2023

Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza receberá a Medalha da Abolição 2023 pelos serviços prestados ao Ceará

No último dia 25 de março o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou os quatro homenageados da Medalha da Abolição, a mais alta honraria cearense, para personalidades que contribuem para o crescimento social do Ceará nas áreas da política, jurídica, econômica e religiosa. São eles: Eudoro Santana, Katia Magalhães Arruda, Vilmar Ferreira e o arcebispo de Fortaleza dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

A solenidade de entrega da comenda será realizada no Palácio da Abolição (sede do governo estadual) na próxima sexta-feira, 19, às 19h. A participação no evento é restrita para alguns convidados.

“São nomes de muita relevância para a sociedade cearense como um todo, que contribuem com o crescimento e o reconhecimento do nosso estado a nível nacional pela entrega e dedicação com o que fazem em suas áreas de atuação. Sem dúvidas, são merecedores de todo o nosso reconhecimento com a principal distinção que o Estado oferece”, salienta o governador Elmano de Freitas.

Saiba mais sobre a Medalha da Abolição

“A comenda é a mais alta honraria do Estado e recebe este nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país. O feito do Dragão do Mar tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil”, lê-se no site institucional do Estado do Ceará.

Medalha da Abolição; foto © Thiara Montefusco/Governo do Ceará