Frei José Davi Santos, OFM, toma posse como pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, Canindé

Frei José Davi proclamando o evangelho – Foto Jander Silva (Pascom paroquial).

Na noite de domingo, 3 de março, o Arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, deu posse ao novo pároco da bicentenária Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé, no sertão cearense. Frei José Davi dos Santos foi nomeado para o cargo em 22 de fevereiro, para um mandato de seis anos, conforme a provisão da chancelaria da Arquidiocese de Fortaleza, lida no início da celebração.

A celebração ocorreu na Quadra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com centenas de paroquianos e visitantes de outras paróquias da região. Após a leitura da provisão, o arcebispo entregou ao religioso as vestes sacerdotais. Terminada a homilia, o frade fez a renovação das promessas sacerdotais, profissão de fé e juramento de fidelidade. O epíscopo entregou a chave do sacrário e os objetos litúrgicos que auxiliarão o presbítero na missão a ele confiada. Por fim, o presidente da celebração declarou solenemente empossado Frei Davi Santos, a quem pediu uma calorosa salva de palmas.

Foto: Jander Silva (Pascom paroquial)

Na ocasião, também foi apresentado o novo vigário paroquial, Frei César Lindemberg Serafim, OFM, que ajudará no governo paroquial, bem como toda a fraternidade franciscana. Os religiosos da Ordem dos Frades Menores estão à frente da Paróquia desde 1923 e atualmente contam com 43 comunidades na cidade e zona rural, algumas das quais ainda não possuem capelas, mas se reúnem para celebrar a Palavra e a Eucaristia. São muitos os desafios pastorais e sociais com os quais a Igreja local deve se comprometer em sua missão evangelizadora.

Na sua homilia, Dom Gregório destacou São Francisco como modelo de simplicidade para o pastoreio dos frades, expressando: “Desejo que vocês possam verdadeiramente ver no rosto de cada irmão, cada romeiro e peregrino o Cristo que vem nos visitar e que implora o perdão e a paz, através de uma bênção, de uma proximidade e de uma boa palavra. Que a simplicidade de São Francisco os inspire, principalmente, para acolher aqueles que mais necessitam”. Este é um apelo profundo à essência da caridade cristã, à simplicidade e à proximidade com os mais necessitados, refletindo os valores franciscanos tão importantes para a missão evangelizadora da Paróquia-Santuário.

Assista a celebração na íntegra:

Galeria de imagens:

Texto: Thiago Ribeiro e Fotos: Jander Silva – Pascom da Paróquia-Santuário São Francisco das Chagas de Canindé.