Fortaleza sedia a XLI Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais das Congregações Brasileiras

O evento reúne em torno de 100 Religiosas e Religiosos Consagrados/as, representando cerca de 90 congregações brasileiras que formam a USGCB.

“Cultivar a mística do cuidado da Casa Comum, comprometida com a Vida Religiosa em Saída”. Esta é a temática central da XLI Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais das Congregações e das Sociedades de vida Apostólica, fundadas e ou com sede no Brasil (USGCB), que vai acontecer nos dias 20 a 24 de agosto, na Porciúncula, em Fortaleza, no Ceará.

De acordo com Irmã Vera Lúcia, da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus e também da equipe de coordenação da USGCB, com a temática proposta, “pretende-se reavivar o compromisso do ‘cuidar da Casa comum’ e promover a ecologia integral, que se enraíza e se alimenta de uma profunda espiritualidade ecológica”, bem como, “provocar à Vida Religiosa Consagrada a refletir e assumir uma postura ética que expresse o cuidado e o respeito aos ritmos da terra, de compaixão e de responsabilidade coletiva”, afirma a religiosa.

Com este evento, a USGCB favorecerá também um encontro de convivência fraterna e de intercâmbio de experiências da Vida Religiosa que tem optado por escutar Deus onde a vida clama, à luz do Espírito e dos Carismas fundacionais, sendo ponto de partida permanente da pessoa de Jesus e sua palavra lida e rezada a partir da realidade. “Temos certeza de que a presença de cada Superiora e cada Superior acenderá em nós a chama missionária. Que possamos partilhar com elas e eles, o nosso jeito de Ser Religiosas e Religiosos no Nordeste, presença alegre nas periferias onde as vidas são ameaçadas”, atesta Irmã Geralda Miranda, Religiosa Missionaria de Nossa Senhora das Dores (RMNSD) e coordenadora da Conferência das Religiosas e dos Religiosos do Brasil – CRB – Ceará. Ainda durante a assembleia será eleita a nova equipe de coordenação do organismo, para assumir o serviço de animação da caminhada enquanto Congregações brasileiras.

Sobre a UGSCB

A USGCB é um organismo que reúne as Superioras e os Superiores Gerais dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, fundados e/ou com Sede no Brasil, constituídos segundo as normas do Código de Direito Canônico e nela inscritos.

São objetivos da USGCB, no que se refere à animação e à promoção da Vida Religiosa Consagrada: empenhar-se para dar à Vida Consagrada de Congregações Brasileiras e com sede no Brasil, um rosto próprio; oferecer às Congregações Brasileiras entreajuda na busca do crescimento da Vida Consagrada, na solução de problemas comuns e na reflexão-ação, quanto às exigências da Formação, Missão e Organização; proporcionar a partilha de vida e o intercâmbio de informações; possibilitar apoio e ajuda espiritual e material às Congregações que necessitem; realizar a Intercongregacionalidade e as parcerias, dando especial atenção às Congregações nascentes.

Evento: Assembleia Nacional da USGCB
Data: 20 a 24 de agosto