Economia de Francisco: até os mais jovens comprometidos com a ecologia integral - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Economia de Francisco: até os mais jovens comprometidos com a ecologia integral

O evento de Assis, programado de 22 a 24 de setembro, contará com a presença de vinte adolescentes provenientes de várias partes do mundo, que assinarão um pacto com Papa Francisco para uma nova economia mundial. O testemunho de Ralyn, uma tailandesa de 14 anos, na vanguarda da luta contra o desperdício de plástico.

Vatican News

Não só os jovens, mas também os adolescentes entre os participantes da Economia de Francisco, a grande comunidade que assinará um Pacto com o Santo Padre para uma nova economia no dia 24 de setembro próximo, ao final dos três dias programados desse encontro de 22 a 24 de setembro, em Assis. A comunidade, que nestes três anos nunca deixou de se reunir e trabalhar on-line, é composta por cerca de vinte adolescentes, de diferentes países, incluindo Ralyn Satidtanasarn conhecida como Lilly, uma jovem ativista da ecologia integral tailandesa que luta contra o uso de plástico há anos. Embora a maioria dos adolescentes seja italianos (eles vêm do Colégio São Carlos de Milão, do Instituto Maria Auxiliadora de Lecco e de Ragazzi Mondo Unito e Nomadelfia), há também jovens provenientes da Síria, Vietnã, Tailândia, Eslováquia e Brasil. Todos têm entre 13 e 17 anos. Jovens engajados em iniciativas como a de #ZeroHunger e outros interessados em temas de ecologia integral. Presente também uma jovem brasileira, envolvida no projeto Pacar School, que nasceu dentro da Economia de Francisco.

O pedido dos jovens por mudança

“Este tempo” – comenta Luigino Bruni, diretor científico de Economia de Francisco – “é um tempo de novo protagonismo dos jovens e, em particular, dos adolescentes. Nunca, como nos últimos anos, os adolescentes assumiram a liderança no pedido por uma mudança radical na economia e na sociedade, a mais radical das últimas décadas. “Greta Thunberg e a geração de Fridays for Future” – acrescenta Bruni – “são a novidade mais importante do século XXI em termos de cultura ambiental e de um novo modelo de desenvolvimento. Hoje esses adolescentes estão na fronteira da mudança mundial, são professores, exercem um verdadeiro magistério para todos nós e estamos particularmente felizes que os adolescentes, a profecia de Francisco, estejam presentes e ativos na Economia de Francisco de forma significativa”.

Deixar um mundo melhor aos filhos

Na longa entrevista dada por Ralyn Satidtanasarn a Marina Rosati, responsável de comunicação da Economia de Francisco, a garota de 14 anos ressalta o compromisso das pessoas muito jovens como ela. “Adolescentes e crianças não podem mais se dar ao luxo de ignorar o mundo que os circunda. Fomos obrigados a resolver os problemas dos adultos por medo de não ter um futuro limpo e sustentável. Os adultos devem deixar um mundo melhor para seus filhos e descendentes. Devem tomar medidas concretas para resolver os problemas atuais, como os das mudanças climáticas, a poluição e desigualdade e não apenas falar sobre isso”.

Responsabilidade pela sustentabilidade

O compromisso da jovem tailandesa começou quando criança, como ela mesma conta. “Quando criança, sempre me preocupei com o meio ambiente e me comprometi com o ambiente: como cidadãos do mundo, todos nós temos a responsabilidade pela sustentabilidade. Apesar de ter apenas oito anos na época, tentei fazer o que era certo, reduzindo o plástico e dizendo aos meus colegas de classe e familiares para estarem cientes do impacto do plástico no meio ambiente”.

O compromisso de Ralyn na redução do uso de plástico

“Infelizmente, o ativismo individual não pode fazer muito, então decidi enfrentar o problema na raiz, nos níveis empresariais e governamentais. (….) No início de 2020, o uso de sacolas de plástico foi proibido em todo o país em mais de 70 grandes revendedores. Este foi um dos meus sucessos. Aprendi que as questões ambientais afetarão a todos, então todos nós temos a responsabilidade de contribuir para a mudança.”

Agradecimento ao Papa Francisco

Para Ralyn, a Economia de Francisco é “uma ótima maneira de iniciar um diálogo sobre o impacto que os jovens podem ter sobre o clima” e quando ela estiver em Assis tem ideias claras sobre o que dirá: “Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Papa Francisco pelos ensinamentos e a gentileza que compartilhou nos anos de seu pontificado. Gostaria também de agradecê-lo por conscientizar as pessoas sobre os problemas atuais do mundo e por apoiar fortemente os jovens como eu em levantar a voz e ser ouvidos por grandes pessoas, como ele, que podem nos ajudar a fazer a diferença.”

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Secretário-geral da CNBB convida catequistas a participarem de evento que celebra os 40 anos do “Catequese Renovada”

Catequese de Quaresma: “A Paz como presente”

Cruz Admirável da Igreja de Santo Afonso

Signis Brasil divulga dados parciais do censo das rádios e motiva a trabalho conjunto

ESPAC realiza lançamento de obra catequética coordenada por Dom Francisco Javier