Fortaleza (CE) – A Arquidiocese de Fortaleza divulgou nesta sexta-feira, 8, a Carta Circular 003/2025, com orientações pastorais e litúrgicas para a celebração da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Padroeira da Cidade de Fortaleza, bem como informações sobre a realização da XXIII Caminhada com Maria.
No documento, o arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, convida todo o povo de Deus — clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas — a participar deste momento de fé e unidade, que neste ano traz como lema: “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança!”
A Caminhada será realizada no dia 15 de agosto, sexta-feira, com início às 14h, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção, e encerrando-se, pela primeira vez, na Igreja de Santa Edwiges, no bairro Moura Brasil, à beira-mar. A mudança do ponto final, anteriormente na Praça da Sé, foi adotada por motivos de segurança, acessibilidade e melhor acolhimento dos fiéis.
A Carta também orienta que as celebrações eucarísticas nas paróquias e áreas pastorais da Cidade Metropolitana de Fortaleza sejam organizadas na tarde do dia 14 e na manhã do dia 15, possibilitando a participação dos fiéis na grande peregrinação mariana.
Do ponto de vista litúrgico, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, sendo a padroeira municipal, deve ser celebrada com grau de solenidade em todas as paróquias do município de Fortaleza, conforme o Diretório da Liturgia da CNBB. No domingo seguinte, 17 de agosto, celebra-se normalmente o 20º Domingo do Tempo Comum, com sua liturgia própria.
Confira a Carta Circular: