Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Membros das Novas Comunidades, Movimentos, Associações,

Serviços e Pastorais

Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus

“As vocações, sinal da esperança fundada na fé”

“Nestas cinco décadas, as várias comunidades eclesiais dispersas pelo mundo inteiro têm-se espiritualmente unido todos os anos, no IV Domingo de Páscoa, para implorar de Deus o dom de santas vocações e propor de novo à reflexão de todos a urgência da resposta à chamada divina. Na realidade, este significativo encontro anual tem favorecido fortemente o empenho por se consolidar sempre mais, no centro da espiritualidade, da ação pastoral e da oração dos fiéis, a importância das vocações para o sacerdócio e a vida consagrada” (Bento XVI, Mensagem 2013).

É com imensa alegria que lhes falo neste Tempo de Páscoa; tempo de celebrarmos juntos a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte. Vitória que nos garantiu vida eterna e salvação. Esse Jesus Ressuscitado com toda a sua força renovadora e vivificante convoca, ensina e envia os discípulos-missionários.

A cada ano a Igreja celebra por ocasião do IV Domingo de Páscoa o DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, no Domingo do Bom Pastor. Nesse dia, que deve ser intenso de orações pelas vocações recordamos que o Senhor não nos deixa sem condução, mas garante os Pastores e os operários necessários para a condução da Messe.

Em nome e por recomendação do nosso Arcebispo enviamos esta Carta pedindo, aos senhores Párocos e Vigários Paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais, além de nossas Equipes Paroquiais de Pastoral Vocacional, Diáconos Permanentes, Religiosos (as), Seminaristas, membros dos Institutos Seculares, Movimentos, Novas Comunidades, Associações, Serviços, Escolas Católicas, que animem e celebrem esse dia em suas respectivas comunidades, nas Sedes Paroquiais e nas capelas, Reitorias, Seminários, Santuários, grupos de oração, enfim.

Neste dia poderão ser realizadas várias ações: Hora Santa pelas vocações, Adoração ao Santíssimo Sacramento em favor das vocações, momentos especiais de oração, dia de encontro e meditação com a motivação vocacional, além de ressaltar essa temática no momento da homilia e nas intenções das Missas desse Domingo.

Para ajudar na reflexão seguem em anexo a Mensagem do Papa (emérito) Bento XVI para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações que traz o tema: “As vocações, sinal de esperança fundada na fé”, e junto vai também um modelo de Celebração Vocacional produzida pelo Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Mais material você poderá encontrar no blog da Pastoral Vocacional (pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br) ou no site da Arquidiocese de Fortaleza (arqfor.arquidiocesedefortaleza.org.br).

Aproveitamos a ocasião para lembrar que todos nós somos responsáveis pela animação vocacional em nossa Igreja Particular; de modo especial cada um é responsável por promover as vocações em sua comunidade de origem. Daí que CONVIDAMOS E CONVOCAMOS para que os destinatários desta Carta participem do I SEMINÁRIO DE PASTORAL VOCACIONAL (em anexo).

Mais uma vez coloco-me à disposição para o auxílio na animação e constituição das Equipes Vocacionais nas Paróquias e Áreas Pastorais, bem como no serviço de Pastoral Vocacional nas Regiões Episcopais.

Caro irmão, contamos com seu valioso apoio espiritual e material, lembrando o tripé de ação das Equipes Vocacionais Paroquiais: REZAR pelas vocações – ANIMAR o surgimento de novas vocações – APOIAR FINANCEIRAMENTE o sustento das vocações, especialmente das vocações sacerdotais.

Louvamos agradecemos ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho por todas as vocações e ensejamos ainda votos de uma Feliz e Santa Páscoa implorando as bênçãos de nosso Bom Deus, em Jesus e Maria,

Fortaleza, 07 de abril de 2013.

II Domingo da Páscoa

Festa da Divina Misericórdia

Pe. Rafhael Silva Maciel

Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional.

Modelo de Celebração Vocacional produzida pelo Instituto de Pastoral Vocacional (IPV)

Oração Vocacional