Cúria de Fortaleza promove formação administrativa e contábil para as Paróquias

A Cúria Metropolitana de Fortaleza realizou de 9 a 11 de novembro uma Formação Administrativa com Paróquias e Áreas Paroquias que compõem os 31 municípios da Arquidiocese. O evento aconteceu no Auditório Principal da Faculdade Católica de Fortaleza.

Participaram cerca de 370 pessoas durante os três dias. Foram convocados párocos, vigários paroquiais, vigários administrativos, diáconos transitórios, secretários (as) responsáveis pela contabilidade paroquial e secretários das Regiões Episcopais.

Os temas foram direcionados por Padre Evanilson Raquel de Oliveira, ecônomo arquidiocesano, Padre Emílio Castelo e Dom Valdemir Vicente dos Santos com a colaboração dos funcionários de alguns setores da Cúria para atualizar sobre os novos processos administrativos e contábeis decorrentes do novo eSocial.

De acordo com Padre Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de Pastoral, “durante os dias os representantes puderam aprender sobre as normas de segurança do trabalho, mudanças ligadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o envio de informações das paróquias em tempo real para o Departamento Pessoal da Cúria para evitar multas trabalhistas e conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações”.