Coordenação prepara material sobre a 5ª SSB

Coord5SSB300A coordenação da Semana Social Brasileira (SSB) esteve reunida no dia 14 de março, sexta-feira, na sede do Centro Cultural de Brasília (CCB), para organizar a agenda de 2014, bem como preparar um material conclusivo da 5ª SSB, que será enviado aos regionais, pastorais e movimentos sociais e comunidades. O grupo também tratou das atividades da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas. Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 de agosto e 28 de novembro.

O tema da 5ª Semana Social Brasileira, realizada em 2013, foi “Estado para que e para quem” e as reflexões sobre a temática multiplicaram-se por todo o Brasil, resultando em 250 eventos, como seminários e debates com acadêmicos e autoridades estatais, pesquisas, atividades didáticas, celebrativas e recreativas, entrevistas, videoconferências, além de diversas publicações. Segundo a organização do evento, o objetivo de dialogar com os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dioceses e movimentos sociais foi alcançado.

Nordestão da SSB

No mês de abril, representantes das pastorais e os movimentos sociais do Nordeste estarão reunidos em Lagoa Seca (PB), com a finalidade de fortalecer e dar continuidade ao debate aberto pelas Semanas Sociais diocesanas, regionais e pela 5ª SSB. O tema que será trabalhado no encontro é “O Nordeste que temos e o Nordeste que queremos” e visa dar destaque, na região, às lutas em defesa dos territórios e reivindicações por efetivação de direitos, bem como aos impactos gerados pelo modelo de desenvolvimento utilizado pelo Estado.