CEBs da Arquidiocese de Fortaleza realizam seminário

CEBs320“Lá vem o trem das CEB’s caminhando com o seu povo, levanta meu amigo, venha ver o que há de novo…” (canto das CEB’s)

Realizou-se nos dias 12 e 13 de abril passado o Seminário Arquidiocesano de CEB’s. O encontro contou com a presença de 80 participantes – padres, religiosas e leigos(as), representantes das nossas comunidades, e Regioes da Arquidiocese, além daqueles que estavam em sintonia com a comunidade num espírito de solidariedade e parceria engajados nas pastorais sociais e movimentos populares.

O seminário é parte dos compromissos assumidos na ultima assemvleia arquidiocesana em novembro do ano anterior. Ele teve como tema centrar: “CEB’s nosso jeito de ser Igreja num mundo em mudanças” e, teve assessoria do Padre José Maria Cavalcante. No primeiro dia teve acolhida e momento de mística onde rezamos pelos irmãos e irmãs atingidos pelos megaprojetos do governo do estado rumo à copa 2014, pela vida das nossas comunidades rumo ao 13º Intereclesial em Juazeiro do Norte em 2014 e, pela reanimação das próprias comunidades no sentimento de nos reafirmarmos como Igreja dos pobres em nossa arquidiocese.

Na primeira parte da manhã do dia 13, o assessor destacou em sua fala: a) Que não se tem uma receita e que aprendemos com a experiência do outro; b) As CEB’s tem como fundamento se reunir para pensar os problemas da comunidade a partir da escuta da Palavra de Deus e; c) Ver hoje quais os problemas da nossa igreja arquidiocesana e como vamos atuar.

Em seguida, na segunda parte da manhã, tivemos a dinâmica da fila do povo, onde se pode fazer intervenções, perguntas e comentários a partir da fala do assessor.

Na parte da tarde, motivados pelas perguntas fomos instigados a pensar: Quem somos? Como estamos? Como devemos continuar nos fortalecendo como CEB’s? Depois da socialização em plenária das ideias colhidas em grupos, os participantes aprovaram redação de uma carta aberta a todas as comunidades e lideranças do povo de Deus; seguido de informes e oração conclusiva.

Por Prof. Gomes, membro da coordenação ampliada das CEBs.

Uma resposta

1. Feliz com a realização do grande momento das CEBs, recomendo o estudo do texto base do Intereclesial "Justiça e Profecia a servido da vida". Constitui uma excelente fonte de reflexão, dos quais destaco alguns textos: "Opção pelos pobres a partir de Aparecida" (Benedito Ferraro), "CEB lugar da juventude?" (Solange dos Santos Rodrigues) e "CEBs justiça e profecia na construção de uma nova ordem mundial" (Francisco de Aquino Junior).