Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Fortaleza, 1º de junho de 2011.

Caríssimos Párocos e Vigários Paroquiais.

A Igreja Católica no Brasil estará celebrando de 5 a 12 de junho, ou seja, do Domingo da Ascensão ao Domingo de Pentecostes, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

O Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza fez o pedido ao CONIC de 140 exemplares do texto-base da Semana de Oração. Chegaram ontem, 31 de maio, e estamos enviando, hoje, um exemplar para cada paroquia e área pastoral, esperando que chegue em tempo de auxiliá-los na animação da Semana.

Este texto-base foi produzido pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em parceria com o Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos. Em seguida foi traduzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e adaptado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) para ser encaminhado às comunidades que celebrarão a Semana.

Neste ano o objetivo principal é mostrar que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos. Por isso, todas as reflexões são sugeridas a partir do tema “UNIDOS NOS ENSINAMENTOS DOS APÓSTOLOS (At 2, 42)”.

Que esta Semana de Oração nos torne mais abertos ao diálogo, à fraternidade humana, à unidade em Cristo.

Um abraço,

Miguel Brandão – secretário

4 respostas

1. “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17-21).
    Supliquemos um novo pentecostes de comunhão e unidade.

2. Tempo bom de celebrar a vida em união com todos os irmãos mesmo de uma fé diferente, todos unidos no amor, construindo a paz e a unidade em Cristo Jesus. Unamos na oração na busca de construirmos um mundo mais irmãos. Esse tema da semana de oração pela unidade dos cristãos nos leva a pensar na vida de cristão chamados a viver a união com Deus e aos irmãos sem fingimento e temor, viver na acolhida a todos como irmãos do mesmo Pai que está nos Céus.

3. mais uma vez celebramos a semana de oração de unidades dos cristãos. Esse ano o tema nos conclama a refletir a nossa vida junto de Deus. Viver unido na construção da unidade entre os irmãos.

4. de 05 a 12 de junho estamos unidos em oração na busca de construirmos um mundo mais irmãos unidos ao Senhor e aos irmãos pela fé.