Atividades em Fortaleza (Ceará) marcam 10 anos da Agência ADITAL

“Não é só festejar por estarmos vivos, é investir em mais informações que se preocupem com os valores da sociedade, é traduzir o que os nossos movimentos sociais têm para falar”. É com esse espírito que Pe. Ermanno Allegri, diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital), finaliza os preparativos para a comemoração dos 10 anos da agência, neste mês de agosto. Jantar, exposição de fotografias, palestras com o escritor Frei Betto, além de vendas de bolsas e camisas pelo site fazem parte da programação que celebrará uma década de atividades tendo como fonte os movimentos sociais.

No dia 5 de agosto, às 19h, no Buffet Benfica (localizado à Rua Teresa Cristina, n° 1976, em Fortaleza- CE), será realizado o “Jantar dos amigos da Adital”, uma confraternização para reunir os interessados e colaboradores da Agência, além de ajudar na campanha de autossutentação da entidade, com convites que custam R$ 50,00. O jantar contará, também, com uma exposição de fotografias – assinada por Alessio Moiola e Joanne Cardoso.

Ainda como parte da programação, a Adital, em parceria com o Instituto Frei Tito de Alencar, promoverá duas palestras com o escritor Frei Betto. Nos dias 9 e 10 de agosto, as palestras acontecerão em Fortaleza, no Auditório Castelo Branco do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e no Centro Pastoral Mãe da Igreja, respectivamente. Na ocasião, haverá o lançamento do livro de Frei Betto, “Conversa sobre fé e política”, e as palestras “Crise da modernidade e espiritualidade” e “Uma nova visão dos Direitos Humanos”. No dia 10, pela manhã, Frei Betto estará em Barbalha, região do Cariri cearense, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira, também apresentado livro e palestra.

Trajetória da ADITAL
Ao longo desses 10 anos, já são, aproximadamente, 1 milhão de acessos no site e cerca de 70 mil leitores cadastrados, que recebem – diariamente – os boletins da Adital. Porém, o diretor executivo revela que a maior divulgação da Agência se dá através das reproduções das suas matérias por outras entidades da América Latina. “Foram cerca de 3 anos para conseguir montar a lista de contatos de cada capital da América Latina, até construirmos a ‘maior fonte de notícias da sociedade civil’”. Hoje, a Adital recebe em média 400 e-mails, por dia, com notícias e sugestões de pautas vindas de diversos setores que compõem o continente latino-americano.

Pe. Ermanno relembra que pela primeira vez, em 20 anos, a América Latina está passando por um processo de construção e transformação da sua história. Foi justamente nesse contexto que a Adital nasceu. Focando em movimentos sociais, organizações não –governamentais e entidades, que constituem os novos protagonistas da história latina, a Adital surge com o objetivo de se fortalecer como agência para que esse processo de construção de nações mais democráticas tenha continuidade.

Personalidades da luta social, como o escritor e teólogo Leonardo Boff, reconhecem a importância da Agência para a sociedade civil. “Adital é um dos mais sérios e completos informativos que circulam no Brasil. Suas informações e artigos são absolutamente confiáveis. Daí sua repercussão pelo Brasil e em muitos lugares no estrangeiro que vêm buscar em Adital uma informação correta, honesta e sempre comprometida com a melhoria das condições de vida dos cidadãos, especialmente dos mais penalizados”, afirmou Leonardo Boff, também colaborador do site, para a campanha de autossutentação.

Com as comemorações dos 10 anos, a expectativa da Adital para o futuro é de conscientizar os (as) leitores (as) para ajudar a entidade a conquistar sua autonomia financeira. “Ainda dependemos de doações de instituições e outros órgãos. Se cada leitor ajudasse, com o valor que pudesse, nós poderíamos conquistar nossa independência financeira”. Porém, esse não é o único foco para os próximos anos. “Informar com mais profundidade e amplidão, focando em temáticas que merecem cobertura, como o exemplo do Haiti e da juventude da Guatemala, fazem parte dos nossos desejos”, complementa Pe. Ermanno.

Para ter acesso à programação completa, à venda dos convites para o jantar e mais informações dos 10 anos da Adital, os (as) interessados (as) podem enviar seus e-mails para [email protected] e [email protected], ou entrar em contato através dos telefones (85) 3257-9804, (85) 9912-7743 e (85) 8634-9409.

As blusas e bolsas, ilustradas pelo artista plástico cearense Audífax Rios, também podem ser adquiridos pela internet, através do link