7ª Semana de Formação sobre a Paróquia Missionária

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Comissão Episcopal para Ação Missionária promovem de 16 a 20 de outubro de 2017, a 7ª Semana de Formação sobre a Paróquia Missionária.

“Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (DAp 12).

“Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp 29).

O Papa Francisco na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho ao falar da catequese afirma: “Na boca do catequista”, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar… é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes formas e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, de uma forma ou de outra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos” (164).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem a mais tempo se debruçando sobre este tema da Catequese e na Assembleia deste ano aprovou o texto sobre a Iniciação à Vida Cristã. O texto aprovado corresponde aos desafios pastorais identificados pela missão da Igreja e acima de tudo procura por em prática as diretrizes gerais da Ação Evangelizadora que convoca a ser Igreja: casa da Iniciação à Vida Cristã.

É bom dar-nos por conta de que os futuros Discípulos Missionários só o serão de forma mais plena se tiverem tido um encontro profundo com a pessoa de Jesus Cristo, por isso a Catequese tem um papel importantíssimo na ajuda para chegar a este bom termo.

É dentro deste espírito e no intuito de ajudar aos Coordenadores de Pastoral, de Catequese e de Liturgia e nossas dioceses, que oferecemos esta semana de formação à luz do documento aprovado na última assembleia da CNBB, sobre a Iniciação à Vida Cristã.

Outras informações aqui