33ª Semana do Migrante de 17 a 24 de junho de 2018

Celebramos na Igreja do Brasil a 33ª Semana do Migrante e o dia 24 de junho, domingo o Dia Nacional do Migrante. Neste ano, em sintonia com a campanha mundial “Compartilhe a Viagem”, dedicada à sensibilização e a informação sobre imigração e refúgio, o tema escolhido é:” A VIDA É FEITA DE ENCONTROS: Braços abertos sem medo para acolher”.

O Papa Francisco, ao lançar a campanha “Compartilhe a Viagem, nos convoca para caminhar com os migrantes, propondo como a igreja deve responder aos desafios atuais e urgentes quanto a acolhida de refugiados e migrantes. Um convite para ir ao encontro dos migrantes, colaborando na construção de uma cultura de Paz, a partir das histórias de vida e da diversidade cultural dos migrantes.

A Pastoral do Migrante na Arquidiocese de Fortaleza  tem como Objetivo: Promover a acolhida, proteção, promoção e  integração dos migrantes provenientes de  regiões do Brasil e outros países, para o desenvolvimento Humano Integral do migrante em uma sociedade  fraterna e solidária.

Coordena  atividades como:  visitas de acolhida e escuta aos  migrantes; Fortalecer parcerias com o poder público, tendo em vista a proteção  dos direitos humanos;  encontros com o tema migrações,  formação  humana e espiritual com  Agentes  de Pastoral e   migrantes;  atender situações emergenciais; projetos de sustentabilidade;  ações de incidência junto a Igreja,  Universidades, Sociedade Civil e Organismos Estatais  sobre a Mobilidade Humana e a realidade dos migrantes.

Para celebrar a 33ª Semana do Migrante, a Pastoral do Migrante,  disponibiliza materiais para diversos grupos sobre o tema: Texto Base, Roda de Conversa, Círculo Bíblico, roteiro de celebração ecumênica e áudios-programetes.

Convidamos a todos(as), a realizar ações com grupos, comunidades e migrantes,  a fim de promover a dignidade e o respeito às diferenças culturais e religiosas: “Eu era migrante e você me acolheu”. Mt,25

Irmã Idalina Pellegrini – P/Coordenação da Pastoral do Migrante.

Pastoral dos Migrantes- Fortaleza/CE
Av. Dom Manuel, 339- Centro. (Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja)
Cel:  85 99663-9730
E-mail: [email protected]