13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base

Justiça e Profecia a Serviço da Vida

Romeiras do Reino no Campo e na Cidade

7 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, Diocese do Crato

De 7 a 11 de janeiro de 2014, a cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, receberá o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. Com o tema Justiça e Profecia a serviço da vida e o lema Romeiras do Reino no Campo e na Cidade, o encontro acolherá em torno de 4.000 pessoas no Cariri cearense, representando suas comunidades de todo o Brasil e de vários continentes.

O 13º Intereclesial é um momento importante para reafirmar o papel das CEBs dentro de suas igrejas e definir sua importância como propulsoras de mudanças em diversas realidades brasileiras. Espalhadas em todos os estados, as Comunidades têm neste encontro nacional um espaço de partilha, de troca de experiências, formação, espiritualidade, e de acentuar a presença de uma igreja que não só está mais próxima dos pobres, dos excluídos e excluídas, mas que também se mantém firme em busca de um mundo melhor e mais justo.

Dentro da conjuntura atual, o encontro se propõe a debater temas importantes, a fazer uma reflexão dos desafios e das vitórias já conquistadas.

Programação

A programação se insere no contexto do “Ver”, “Julgar” e “Agir”, mostrando que ao conjugar estes verbos as CEBs também estão preparadas para fazer uma avaliação desta caminhada e uma análise crítica e frutífera dessa memória histórica.

De acordo com o Secretariado do 13º Intereclesial, é essencial que, nos tempos de hoje, as CEBs mostrem sua presença através das ricas experiências comunitárias. Para isso, na programação haverá visitas às paróquias e comunidades; testemunhos de luta, desafios e esperança, momentos de celebrações, além de oficinas e plenárias que contarão com a participação de diversos assessores e assessoras nacionais.

Faz parte ainda da programação uma Feira de Economia Solidária e Comércio Justo, tudo em consonância com modelos sustentáveis que provam que é possível se movimentar fora da lógica capitalista. Assim, partilha, igualdade, ecumenismo, interação com o meio ambiente e respeito ao próximo estão inseridos em todas as atividades do encontro.

Estrutura

Acostumada a receber romarias todos os anos, a cidade de Juazeiro do Norte e adjacências já possuem certa experiência de acolhida. Mas para este 13º Intereclesial, várias comissões já estão formadas e prontas para atender e recepcionar da melhor forma possível os participantes do encontro. Alojamento, transporte, alimentação e toda uma logística serão testadas no ‘Trezinho’, que acontecerá em julho – uma espécie de prévia para o encontro nacional, que servirá para identificar problemas futuros e fazer ajustes.

No momento, várias paróquias e comunidades já estão envolvidas no processo para alojar, receber e acompanhar os delegados e delegadas de todos os estados brasileiros.

Secretariado do 13º Intereclesial das CEBs

Diocese de Crato

Rua Teófilo Siqueira, 631 – Crato – CE CEP 63100-010

Fone/fax: (88) 3521-1110/(88) 3521-8046

Comunicação

Pe. Julio Ferreira, 85 – 9906.7039 e Rogéria Araujo, 85 – 8683.8141 ou 85 9813.4966

Participantes da Arquidiocese de Fortaleza

Da Arquidiocese irão cem participantes: cinquenta, como delegados, provenientes das CEBs de paróquias e regiões episcopais onde atuam como CEBs; vinte, como convidados, membros de Pastorais do Regional Nordeste 1 que residem em Fortaleza; trinta, para trabalhar nas equipes de serviço.

Uma resposta

1. QUE O PAI ETERNO abençõe a caminhada do Povo de Deus…em luta por Justiça social,solidariedade aos mais Pobres e Libertação…!