Uma nota importante

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de seu Conselho Permanente, reunido em Brasília de 24 a 26 de outubro de 2017, manifesta, através de uma nota, “sua apreensão e indignação com a grave realidade político-social vivida pelo País, afetando tanto a população quanto as instituições brasileiras”. Esta nota da CNBB sobre a crise no Brasil é realmente um alerta ao povo brasileiro. Os bispos externaram  seu repúdio “com a falta de ética, que há décadas, se instalou e continua instalada em instituições públicas, empresas, grupos sociais e na atuação de inúmeros políticos que, traindo a missão para a qual foram eleitos, jogam a atividade política no descrédito”. Os bispos afirmam  sem rodeos que “a barganha na libertação de emendas parlamentares recentemente praticadas pelo Governo foi uma afronta aos brasileiros”. A nota mostra claramente os importantes serviços sociais que faltam os indispensáveis recursos necessários para funcionar bem por causa desta nefasta barganha:
a) a saúde,
b) a educação,
c) o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e
d) o Programa de Cisternas no Nordeste etc.,
assim aprofundando a chocante pobreza e miséria de milhões de brasileiros. Uma frase da nota dos bispos especialmente chama  atenção: “O divórcio entre o mundo político e a sociedade brasileira é grave”. Parece-me que há um sentimento generalizado entre o povo que a próxima eleição vai trazer enormes mudanças no pessoal do Congresso Nacional e do Senado. O povo brasileiro dificilmente escolherá novamente na próxima eleição políticos carimbados como desonestos e corruptos.

Escolhi como título deste breve artigo “Uma nota importante”, porque os bispos estão muito preocupados com a apatia e a falta de interesse  que cresceu assustadoramente entre o povo e os políticos atuais. “É grave tirar a esperança de um povo devido às práticas dos políticos que comprometem seriamente a busca do bem comum”. O comportamento político no momento, na opinião de um considerável número de pessoas está ameaçando a própria democracia no País. A nota dos bispos quer alertar o povo sobre a extrema gravidade da situação política atual.

Porém, como sempre em suas notas, os bispos pedem ao povo para não caírem no desânimo. Insistem que o povo é capaz de retificar e mudar a presente situação política, “banindo de seu meio aqueles que seguem o caminho da corrupção e do desprezo pelo bem comum”.  Os autores da nota incentivam “a população a ser protagonista das mudanças de que o Brasil precisa, manifestando-se, de forma pacífica, sempre que seus direitos e conquistas forem ameaçados”. Finalmente, na conclusão da nota os bispos, invocando Romanos 4, 18, “esperar contra toda esperança” pedem ao povo para confiar em Deus que nunca abandonará seus fiéis e contar “com a atuação dos políticos que honram seu mandato” sempre buscando o bem comum. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil merece nossa gratidão pelo alerta contido nesta valiosa nota

Pe. Brendan Coleman Mc Donald C.Ss.R.