Tapete de Corpus Christi: em preparação na Paróquia Cristo Rei – Jesuítas (Fortaleza)

Os membros dos diversos grupos de Pastorais, Associações; Movimentos e Serviços atuantes na Paróquia Cristo Rei iniciaram a confecção dos painéis do tapete que ornamentarão a Festa de Corpus Christi.

Os mesmos serão apreciados na quinta-feira (20) à tarde e após a missa de Celebração da Festa às 17h na Igreja Matriz (Rua Nogueira Acioly, 805 – Centro – Fortaleza-CE). No amplo espaço da nave central do templo, foram disponibilizados espaços definidos para que cada grupo ali expressasse com beleza uma mensagem sobre os dois eixos temáticos propostos que estão relacionados ao sínodo dos Bispos mais recente (Juventude) e ao próximo (Amazônia, Ecologia Humana, Cuidado com a casa comum).

São treze painéis dispostos ao longo de trinta e três metros que formam um só tapete. Os materiais aplicados são diversos, tais como: areia, papel picado, penas, galhos de plantas, tecidos e outros de acordo com a criatividade e o objetivo de cada painel. Em cada um se busca expressar a beleza da fé católica nos contextos sugeridos pelos eixos temáticos. Passada a Festa de Corpus Christi, o tapete continuará exposto à visitação, permanecendo montado até domingo, podendo ser visto antes e depois das missas (sexta e sábado 6h30min e 17h; e no domingo serão celebradas missas nos seguintes horários: 6h30min; 9h; 11h; 17h; e 19h).

A montagem e exposição do Tapete de Corpus Christi já é uma atividade tradicional ali em Cristo Rei, desde o final da década passada. Neste ano haverá uma inovação proposta pelo novo pároco, Pe. Laércio Lima SJ: outro tapete será construído na Praça da Bandeira, defronte à Igreja Matriz. Ali, além da presença dos mesmos grupos que estão confeccionando os painéis no interior da Igreja, foram convidados alunos de dois colégios confessionais católicos: Colégio Santo Inácio e Colégio Santa Cecília para somar esforços apresentando os seus painéis, bem como a presença de algumas congregações religiosas: Irmãs Josefinas; Irmãs Missionárias Jesus Crucificado (fiéis da capela); Irmãs Teresianas; e também uma representação de universitários e outra de membros da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Fortaleza. Todos os painéis do tapete na praça serão confeccionados na manhã desta quinta-feira (20), totalizando trinta e dois painéis ao ar livre.

Mais informações: (85) 3231-6600 – Secretaria e Atendimento Paroquial (Marcilânia).