Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza realiza encontros

Setor De Juventudes Realiza Encontro Periódico

Na manhã do último sábado, 16 de julho de 2016, a Coordenação Ampliada do Setor de Juventudes da Arquidiocese de Fortaleza realizou mais uma reunião ordinária no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja.

O encontro, que acontece sempre aos terceiros sábados dos meses ímpares, contou com a presença do assessor para a Juventude da Arquidiocese de Fortaleza e do Regional CNBB NE 1, Pe. Watson Façanha, e das lideranças juvenis da Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos, da Região N. Sra. da Assunção, Ministério Jovem da RCC Fortaleza e JMV Fortaleza. Entre as principais pautas estavam o calendário do SEJAF para o segundo semestre (veja abaixo) e a edição Arquidiocesana do DNJ (Dia Nacional da Juventude) 2016.

Calendário de Atividades para o segundo semestreSEJAF

Dentre as principais atividades programas pelo Setor de Juventudes para o último semestre de 2016 estão o curso de Capacitação de Lideranças Juvenis,  realizado em nível regional, pela Comissão de Juventude da CNBB, nos dias 5 a 7 de agosto, na Casa de Retiro Madonnina Del Grapa, como etapa final do Curso Nacional que já estava acontecendo à distância. Estão previstos ainda o DNJ 2016, que acontecerá no dia 9 de outubro, como celebração arquidiocesana, na Paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga, durante todo o dia e que pretende reunir jovens das mais variadas regiões e movimentos de nossa Arquidiocese; a Assembleia Geral do Sejaf, que terá lugar nos dias 19 e 20 de novembro, com o objetivo de eleger a nova coordenação executiva, atualizar o regimento interno do setor e traçar as linhas de ação e projetos para o biênio 2017-2018. Fechando as atividades anuais, foi proposta a realização de mais um Sport & Fé, torneio esportivo que visa reunir times das mais diversas paróquias, grupos e movimentos de nossa Arquidiocese

Reflexões

Durante a reunião, momentos de reflexão foram propostos: o primeiro a cerca da temática do DNJ 2016, Juventude e nossa Casa Comum, que visa uma mudança de estruturas e da realidade juvenil em prol da preservação do planeta. Em seguida refletimos sobre a participação e comprometimento das lideranças juvenis e daqueles que as acompanham, onde ainda percebeu-se ser necessário, principalmente em nossa Igreja local, um olhar mais atendo às questões e problemáticas da juventude, fortalecendo suas estruturas eclesiais e sociais e favorecendo sua participação ativa.

O próximo encontro acontecerá no dia 17 de setembro, às 8h30min, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja.

Contato: (85) 9 8562-2535 – Herlon Marcedo – Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza

Calendário do SEJAF

clique para ampliar