Semana Teológica inicia com palestra sobre a crise ecológica global

“Que seja um momento de fertilidade para todos nós esta reflexão sobre a Misericórdia nestes dias de Semana Teológica”, felicitou o reitor da Faculdade Católica de Fortaleza(FCF), Padre Almir Magalhães, em suas palavras de acolhida do público que lotou o auditório da instituição.

Padre Moésio Pereira, coordenador do Departamento de Teologia da FCF explicou que o encontro seguirá o método do ver, julgar e agir. O objetivo é levar o público refletir sobre os temas de forma transversal com aplicação na vida prática.

Crise ecológica no mundo globalizado

O professor Alexandre Araújo Costa  adianta que neste ano, no congresso geológico, será oficializado que estamos em uma nova era, a do antropoceno, fase planetária marcada pela grande aceleração dos efeitos da ação do homem na natureza. O alto índice de automóveis, aparelhos celulares e outras invenções humanas  interferem diretamente no “metabolismo” do planeta.

Temos um planeta limitado, de acordo com o professor. Levando em consideração a comparação com o metabolismo, a grande dificuldade é a saída do lixo jogado sem responsabilidade nesse sistema. “Nossa espécie precisa baixar a bola”, enfatizou.

Ultrapassamos  três fronteiras biológicas que nos garantem uma relação  saudável com o planeta, a primeira foi a biosfera. Atualmente temos uma taxa de extinção de espécies mil vezes maior ao surgimento de novas. Outro parâmetro ultrapassado foram os círculos bioquímicos e o terceiro e mais sério, o clima.

Nós trocamos muita energia, toda  ela é mediada  pela atmosfera terrestre que regula a energia que entra e sai do planeta. “Somos filhos de um clima estável, mas enquanto espécie estamos mexendo nesse controle. Os gases de efeito estufa cresceram de modo exponencial”, explicou.

Quanto mais calor na atmosfera, mais o clima fica extremo. Caminhamos para um crescimento de 2 graus na temperatura do planeta. A consequência deste aumento é a a deteriorização das condições de sobrevivência da  civilização humana, segundo a ciência. Na prática, o  aquecimento apresenta seus desdobramentos nos furacões, incêndios e perda de gelo.

A programação da Semana Teológica segue pela manhã e noite, até quarta-feira, dia 18, no auditório principal da Faculdade Católica  de Fortaleza.

Mais informações: www.catolicadefortaleza.edu.br

Redação FCF