Santa Eulália
Santa Eulália foi virgem e mártir. “Eulália”, em grego, significa “a boa fala”. Assim como Santa Inês, Santa Eulália, aos treze anos, foi descoberta como cristã. Seu pai tentou livrá-la da morte, enviando-a a morar no campo, em casa de amigos, mas a jovem resolveu voltar à cidade e se apresentar diante do juiz, confessando que era cristã. Santa Eulália foi torturada, açoitada e, por fim, condenada à fogueira. Santa Eulália sofreu o martírio no ano de 304.
Santo Etelvaldo
Santo Etelvaldo foi abade na Escócia e depois nomeado bispo na cidade inglesa de Lindisfarne. Santo Etelvaldo faleceu no ano de 740.
São Melécio
São Melécio foi bispo na cidade armênia de Sebaste e depois patriarca da cidade de Antioquia. São Melécio foi perseguido durante muito tempo pelos arianos e enviado ao exílio. São Melécio faleceu no ano de 381.
São Modesto
São Modesto era diácono na ilha da Sardenha. São Modesto sofreu o martírio no ano de 304.
Santa Umbelina
Santa Umbelina era casada, mas, com o consentimento do marido, entrou no convento das chamadas beneditinas negras, onde chegou a ser abadessa. Santa Umbelina era irmã caçula de São Bernardo de Claraval. Santa Umbelina viveu de 1092 a 1135.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.