
Nossa Senhora de Lourdes
Hoje comemoramos as aparições de Nossa Senhora de Lourdes. Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a Santa Bernadete Soubirous (lê-se “subirú”) num domingo, onze de fevereiro de 1858. Santa Bernadete era filha de um trabalhador de moinhos desempregado e sofria de asma. Depois do primeiro encontro com Nossa Senhora, Bernadete foi proibida pelos pais de ir até a gruta de Massabielle, mas chorou e, no domingo seguinte, foi acompanhada de vinte pessoas. Nossa Senhora combinou de vê-la quinzenalmente e lhe prometeu que seria feliz não neste mundo, mas no outro.
No dia vinte e dois de fevereiro, Nossa Senhora fez surgir a fonte milagrosa, que jorra da pedra. Nossa Senhora enviou ao sacerdote o recado da construção de uma capela. O padre pediu que Santa Bernadete perguntasse o nome da Senhora, cuja resposta foi: “Eu sou a Imaculada Conceição”. O padre acreditou, porque esse dogma de fé havia sido promulgado apenas quatro anos antes, e a menina Bernadete era analfabeta e não tinha como saber desse fato.
A partir da fonte milagrosa, a cidade de Lourdes tornou-se centro de peregrinação de todos os que tinham necessidade de cura física e espiritual. O médico ateu Alexis Carrel converteu-se ao presenciar a cura instantânea de uma moribunda que possuía um tumor maligno.
A mensagem que Nossa Senhora de Lourdes deu a Santa Bernadete desde as primeiras aparições vai ecoar nas aparições em Fátima, Portugal: “Fazei penitência”. Esse pedido de conversão e de mudança de vida é o primeiro pedido que Jesus faz quando inicia sua vida pública: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
São Gregório II
São Gregório II foi um papa muito dedicado à vida missionária. Foi ele quem enviou São Bonifácio a evangelizar a Alemanha. São Gregório reorganizou muitas abadias e conteve a heresia iconoclasta, que tinha como objetivo destruir as imagens por considerá-las idolatria. São Gregório viveu de 669 a 731.
Santo Adolfo
Santo Adolfo foi um bispo beneditino do ramo cisterciense em Osnabrück (lê-se “ósnabrik”), na Alemanha. Ficou conhecido como o “esmoler dos pobres”, pois distribuía aos necessitados tudo o que recebia. Santo Adolfo viveu de 1185 a 1224.
Santo Bento de Aniane
Santo Bento de Aniane vivia na corte do imperador Carlos Magno. Um dia decidiu abandonar a corte e fundou um mosteiro na França. Santo Bento de Aniane viveu de 750 a 821.
Santa Teodora
Santa Teodora era imperatriz, esposa do imperador herege Teófilo. Depois que seu marido faleceu, Santa Teodora restabeleceu o culto das imagens. Santa Teodora terminou seus dias num convento, onde faleceu no ano de 867.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.