Santa Maria Goretti

No dia 6 de julho de 2017 a Igreja Católica celebra a festa de Santa Maria Goretti. Maria Goretti nasceu em Corinaldo na Itália em,1890  numa família muito pobre. Órfã de pai aos 10 anos, mostrou uma maturidade ao ocupar-se de seus quatro irmãos menores enquanto sua mãe trabalhava no campo. A necessidade e a fome obrigaram sua mãe a mudar-se para Ferreire di Conca, onde sua família cultivava uma fazenda arrendada. Aí a menina foi repetidas vezes assediada por Alexandre Serenelli, um jovem vizinho de sua casa. Apesar de sua pouca idade, Maria compreendeu as intenções perversas de Alexandre. Duas vezes atentou agredi-la, mas ela conseguiu escapar, protestando, “Não, o que tu pretendes fazer é pecado”.

Maria recebeu de sua mãe uma boa educação cristã com o santo temor de Deus. No dia 5 de julho de 1902, o jovem Alexandre aproveitando a ocasião em que a menina estava sozinha em casa, tentou mais uma vez fazer sexo com ela. Esbarrando numa resistência que vem da fé e da pureza de uma alma pura, agrediu Maria desesperadamente, matando-a com 14 facadas de punhal. Maria morreu no hospital, em 6 de julho de 1902.

No hospital Maria perdoou Alexandre prometendo rezar por ele no céu. Alexandre depois de 8 anos na cadeia foi solto em 1910.  Imediatamente ele procurou a mãe de Maria para pedir perdão algo que ele recebeu na hora. O papa Pio XII resolveu canonizar Maria e isso aconteceu na noite do Natal em 1950. Na missa em que Maria foi canonizada, a mãe dela  agora bastante idosa foi comungar ao lado de Alexandre, os dois recebendo a hóstia consagrada das mãos do papa. Foi uma bela lição para todos os presentes naquela ocasião da importância do perdão. Maria foi indicado como exemplo para a juventude.

Pe Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista