Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos lança o Youcat School

No próximo sábado dia 06 de outubro, a Região Bom Jesus dos Aflitos iniciará mais um dos seus projetos em prol da evangelização dos jovens como também atendendo um desejo pessoal de sua Santidade o Papa Bento XVI, que na ultima Jornada Mundial da Juventude em Madrid exortou: “Estudai o catecismo! Esse é o desejo do meu coração. Estudai o catecismo com paixão e perseverança!”.

O que é o Youcat School?

É um projeto de formação doutrinal para jovens que tem como objetivo colaborar com a formação integral dos jovens no âmbito de Igreja, a partir do estudo do Catecismo Jovem da Igreja Católica. E quer também possibilitar aos jovens um conhecimento mais profundo da fé católica, para que assim se tornem verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, capazes de resistir com força e decisão aos desafios e às tentações deste tempo, em meio às realidades cotidianas onde estão inseridos. Ao mesmo tempo: Levar os jovens à vivência sacramental, às atividades pastorais e à comunhão com a sua paróquia de origem; Gerar um conteúdo evangelizador nas redes sociais, capaz de atingir os jovens não evangelizados, presentes nessas realidades, bem como de outras cidades e até estados do Brasil; Difundir o uso do Youcat, O Catecismo Jovem da Igreja Católica, entre os jovens e Preparar a juventude arquidiocesana para uma vivência concreta do Ano da fé, da Campanha da Fraternidade 2013 e de todos os eventos ligados à JMJ Rio 2013.

Atuação e metodologia

Encontros semanais – presenciais e virtuais – que terão como foco, favorecer o estudo, o diálogo, a partilha, o debate e a oração, de uma maneira jovem e descontraída, utilizando ferramentas tecnológicas de interatividade.

Além dos encontros semanais, é previsto a possibilidade da aplicação de encontros maiores e retiros que abordem temas específicos e necessários para a formação da juventude na vivência cristã católica.

Dentre esses encontros – verdadeiros aprofundamentos na fé – prevê-se a aplicação de encontros específicos para as lideranças das expressões da juventude.

Como se darão os encontros?

O Youcat é dividido em 4 partes, subdividindo-se cada uma das partes em 2 módulos, por conseguinte cada módulo será divido em 8 encontros. Os encontros serão semanais (fim de semana) e presenciais, sendo gravados e disponibilizados via web, pois diante desta nova geração de jovens profundamente familiarizados com as novas tecnologias e redes sociais, percebemos que estes não perdem oportunidades, querem interagir a todo custo e ainda conseguem estar conectados à várias realidades, pessoas e situações simultaneamente. A internet não mudou somente a forma como as pessoas produzem, criam, se comunicam e se divertem, mas gerou e está gerando uma verdadeira transformação cultural, como afirma o papa Bento XVI9.

Lançamento do Youcat School

Local: Paróquia de São Raimundo Nonato

Rua Frei Marcelino, Bairro Rodolfo Teófilo,

Horário: 17h:00 as 19h:00

Informações: (85) 86794377 (Nailson)

2 respostas

1. Esse Projeto foi gerado no coração do Papa.. e Renan Felix seminarista da Comunidade Canção Nova iniciou na Diocese de Lorena – SP onde se localiza a Canção Nova. É uma alegria ver e tocar na inspiração que veio de Deus..e que faz a Santa Igreja cada dia mais conhecida. Tamujunto

2. Excelente iniciativa de Evangelização para os jovens com o estudo do Catecismo verdadeira fonte da Doutrina Católica e uma grande oportunidade de conhecermos mais sobre nossa Igreja criada por Cristo que deixou Pedro como seu sucessor e hoje o própio Papa Bento XVI que inspirado por Deus nos chama a abraçar esta obra que veio do seu coração, e com muita garra todos juntos falaremos em uma so voz em um so clamor que Sou Católico Ontem, Hoje e Sempre.