Peregrinos da Comunidade Católica Shalom recebem indulgência plenária | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Peregrinos da Comunidade Católica Shalom recebem indulgência plenária

Cerca de 3 mil peregrinos participam de Convenção em Roma e audiência com Papa Francisco

Vindos de mais de 26 países, jovens, famílias e sacerdotes da Comunidade Católica Shalom se encontram em Roma entre os dias 3 a 9 de setembro, para participar da Convenção Shalom em comemoração aos 35 anos da Comunidade. Em vista da peregrinação à Cidade Eterna a Penitenciaria Apostólica do Vaticano concedeu aos milhares de fiéis a indulgência plenária.

Para receberem a graça, os participantes da Convenção devem procurar o sacramento da Reconciliação, a Comunhão Eucarística e a oração nas intenções do Santo Padre. Também poderão alcançar a indulgência também os membros da Comunidade anciãos ou enfermos e todos aqueles que por graves motivos não conseguiram deixar as suas casas. “Se – excluído qualquer afeto ao pecado e com intenção de cumprir as três habituais condições logo que possível – unir-se-ão espiritualmente à peregrinação, oferecendo orações, sofrimentos e dificuldades da própria vida à misericórdia de Deus”, diz o Decreto.

Expectativa

Antes mesmo de saberem da notícia da indulgência, os peregrinos chegavam a Roma com apenas um grande desejo em seus corações: renovar a oferta de vida aos pés de Pedro, assim como um dia o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, ofertou sua vida pela evangelização dos jovens diante do então papa João Paulo II.

É o que testemunha o jovem brasileiro Adriano Queiroga, 21 anos. “Minha expectativa para a Convenção é poder renovar a minha oferta diante da Igreja. Aqui onde muitos santos deram a vida, renovar a minha consagração de vida”. Junto com ele também o missionário Felipe Machado, 21 anos, acredita que vir para Roma foi um grande desejo primeiro de Deus, e aqui ele diz pretender renovar sua decisão pela vida missionária. “Meu desejo aqui em Roma, junto com toda a Comunidade e o Papa é ofertar a minha vida, o meu desejo de dar a minha vida pela Igreja, pelos jovens e decidir viver isso por toda a minha vida”.

A providência divina é algo comum também de se ouvir entre os peregrinos. Muitos vieram para Convenção com ajuda da família e amigos. A missionária Maria Carolina Carvalho, 22 anos, veio com um grupo de 30 pessoas da Húngria, e conta que Deus surpreendeu muito com a providência e ela traz para Roma a alegria de acompanhar o grupo de húngaros. “É muito bom ver jovens com uma cultura diferente do Brasil, se sentirem atraídos pelo Carisma e desejosos de viver essa experiência aqui em Roma”, diz.

Convenção Shalom

A Comunidade Católica Shalom realiza em Roma, de 3 a 9 de setembro, a Convenção Shalom em comemoração aos 35 anos de fundação da instituição. No dia 4, será a audiência privada com o Papa Francisco. Os participantes poderão fazer perguntas ao Santo Padre. No mesmo dia, a Comunidade abre o Congresso Internacional de Jovens Shalom com a Santa Missa às 16h na Basílica de São João de Latrão. No dia 5 de setembro, o Congresso segue com palestras, shows, momentos de oração, além de pregação do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo a partir das 9h, no Auditorium della Conciliazione em Roma. A missa será presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

 No dia 7, a Convenção vai até Assis, a 130 quilômetros de Roma. O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ministra palestra para os participantes, a partir das 14h30min, na Basílica papal de São Francisco. No dia 8, a programação se volta para a Liturgia Mariana pela Festa da Natividade de Nossa Senhora, a partir das 13h30, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. No dia 9, com conclusão do evento, um novo envio missionário através da pregação do padre francês Daniel-Ange com o tema “O Espírito Santo te envia à missão” e missa presidida pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, a partir das 9h, na Basílica de São Paulo fora dos muros.

A Comunidade

A Comunidade Católica Shalom, reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis, nasceu em Fortaleza (Brasil), em 9 de julho de 1980, através do jovem de 20 anos, Moysés Azevedo, que quis dar, como presente a Deus, sua vida e sua juventude ao serviço da Igreja para a evangelização de outros jovens. Isso aconteceu por ocasião da visita de São João Paulo II ao Brasil naquele ano. Exatamente dois anos depois é inaugurado o seu primeiro Centro de Evangelização, que surge como uma lanchonete para evangelizar os jovens. Desde então, partindo do Brasil e chegando atualmente a 30 países, desenvolve com criatividade e ousadia trabalhos de evangelização dos mais variados, sempre tendo como protagonistas os jovens.

Informações com Carol de Castro pelo telefone (85) 9.9648-0115 (TIM).

Fonte: Carol de Castro – Shalom

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Primeira Semana Catequética na Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos

Amanhã, sábado, 15 de agosto, Igreja no país se une em “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil”

Workshop para a Pastoral do dízimo on-line

Ciclo de formação e estudo a partir da Campanha da Fraternidade 2020

Organização divulga programação oficial da Caminhada com Maria 2020. Coroação da imagem será feita neste ano pelo próprio arcebispo