Pastoral da Comunicação realizou estudo sobre “Espaço Virtual: Novas possibilidades de Comunicação”

No último sábado, 28 de abril, a Pastoral da Comunicação, PASCOM realizou uma de suas mais importantes formações de 2012. O workshop “Espaço Virtual: Novas Possibilidades de Comunicação”. Um tema extremamente atual para a Igreja que caminha rumo à excelência na era da informática, ministrado pelo Coordenador de Marketing da FM Dom Bosco e consagrado da Comunidade Recado, Marcos Pavel.

Os membros das mais diversas áreas pastorais de Fortaleza foram convidados a aprofundar pela manhã o polêmico tema do direito virtual. O palestrante foi enfático em suas afirmações que a Igreja, antes de qualquer outro órgão, deve ser exemplo de cumprimento da lei. “O direito virtual nada mais é que a ratificação da constituição aplicada às novas tecnologias (…) Temos que compreender que não está sendo inventado nada de novo, apenas confirmado a um novo espaço”, afirmou Pavel.

O período da tarde foi marcado pela prática de conceitos das novas mídias. Abordando a importância de se formularem sites que não sejam apenas folders, mas tenham atualizações constantes, nem que seja apenas de um único destaque, recordou que a comunicação é dinâmica. “Criatividade, desejo pela inovação e habilidade são importantes no cyber espaço, mas considero essencial e ponto fundamental o trabalho equilibrado (…) quem não dedica um tempo específico para o trabalho na rede vai acabar virando um workaholic, trabalhando dia e noite freneticamente e uma hora não conseguirá mais fazer nada”, ponderou falando da importância de saber dosar o tempo e dividir funções.

Outros temas como funções do facebook, técnicas para conseguir novos “curtidores” e encantar o internauta com e-mails marketing foram passadas para todos os membros que tomaram nota ouvindo cada palavra atentamente. Em cada partilha dos congressistas, era notório como o conteúdo abordado gerou um despertar real e profundo, porém, muitos dos materiais já serão de aplicação imediata como a demonstração de realidade aumentada realizada ao final do dia.