Pascom da Arquidiocese de Fortaleza recebe homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza recebe homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza

Na noite da última segunda-feira, 20, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Fortaleza foi solenemente homenageada no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal da capital cearense. A Sessão teve o requerimento do vereador Jorge Pinheiro, PSDB, com o intuito de celebrar os 35 anos de história da Pascom na Arquidiocese. A cerimônia contou com a presença de diversos participantes das Paróquias e Áreas Pastorais onde existem essa atividade pastoral.

O vereador Jorge Pinheiro em seu pronunciamento destacou a aprovação do plenário por unanimidade para a realização do evento, demostrando assim a importância do trabalho pastoral para a construção da cidade de Fortaleza. “Prestar o reconhecimento da importância, não só a cada um destes 35 anos, mas de maneira específica por esses dois anos, que nós passamos de distanciamento social, de grande dor para o povo. Durante esse período, o que seria de nós, se não fosse a Pascom, fazendo com que chegasse até nós as celebrações eucarísticas”, salientou, o político.

Na ocasião, alguns representantes, receberam um certificado de agradecimento da Casa Legislativa municipal pela colaboração nos 35 anos de caminhada. Uma das agraciadas, a jornalista Patrícia Guabiraba, deu o seu testemunho de quando ingressou na Pascom no ano 2000, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, Cidade dos Funcionários. Ela recordou todo o percurso feito, as limitações técnicas, o avanço das tecnologias, o apoio dos párocos, e por fim animou a todos a “continuar perseverantes na comunicação do amor de Deus, da Boa Nova, da realização do Reino de Deus, em Jesus Cristo”.

A coordenadora arquidiocesana da Pascom, Marta Andrade, em seu discurso demonstrou profunda alegria pelo comprometimento diário dos pasconeiros no anúncio do evangelho nas comunidades. “Quero ressaltar o grau de compromisso, disponibilidade e amor com quem esses agentes desenvolvem sua missão, mesmo que sem os instrumentos necessários e adequados e, expressar minha gratidão pelo testemunho e amor a Jesus, ao próximo e a Igreja”, ressaltou, Marta.

“É tempo de graça seguramente, é tempo de celebrar e agradecer, agradecer e celebrar e de renovar o ardor missionário que nos impulsiona sempre a formação, aprendizado, crescimento e as oportunidades. Não obstante os desafios do nosso tempo, mas nós temos razões celebrar, agradecer e bendizer”, salienta, Marcus Tullius, coordenador nacional da Pastoral da Comunicação.

O que é Pascom?

“A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão socioeclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n 244)

Acompanhe a Sessão na íntegra:

Confira a galeria de imagens:

Imagens: Câmara Municipal de Fortaleza/Gabinete vereador Jorge Pinheiro

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Eu acompanho, mesmo que de longe a trajetória da Comunicação da nossa Arquidiocese e como não lembrar de quantas vezes no domingo, eu criança, acordava cedo para assistir a Missa do Canal 5. Quantas famílias do interior, enfermos, presidiários e trabalhadores receberam a Palavra de Deus mesmo que distante. A Pandemia nos fez, mesmo que numa circunstancia catastrófica ter empatia, pois experimentamos nesse período o que muitos vivenciam, nos fazendo valorizar a celebração da Eucaristia e dos Sacramentos. E tudo isso graças ao “sim” generoso de cada um que faz a Comunicação, deste o tempo da TVC quando nem Rede Vida tínhamos… G r a t i d ã o !


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

1º de dezembro: Comissão para Ação Missionária conclui série de Jornada de Oração e Missão com dia dedicado à paz no Iêmen

Papa peregrino na República Democrática do Congo e Sudão do Sul

Sem fé a vida perde o encanto

Agentes Pastorais do Centro de Pastoral Arquidiocesano promovem manhã de espiritualidade sobre o Advento

A Santa Missa: programa mais antigo na tv cearense agora será transmitido direto do Santuário de Canindé