Paróquia da Tabuba realiza sua Assembleia de Pastoral 2023

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro – Tabuba, que fica na Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres, se prepara para a sua Assembleia Paroquial de Pastoral nesse ano pastoral de 2023. Com o tema central: Os discípulos missionários do Reino e os desafios atuais, esse grande momento da vida da comunidade paroquial acontece nos dias sete (07) e oito (08) de janeiro e busca reunir todas as lideranças eclesiais: pároco e os vigários: o paroquial e os cooperadores, além das religiosas e os cristãos leigos e leigas animadores das vinte e sete (27) Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), os conselhos pastoral e econômico, organismo Cáritas Paroquial e as diferentes pastorais, serviços, grupos e movimentos articulados em toda a paróquia, com o objetivo de pensar a missão evangelizadora de toda a paróquia da Tabuba. O pároco estima uma participação de aproximadamente cento e trinta (130) pessoas. Em carta convocatória, Pe. Maurício Lopes lembra que todos precisamos ser “[…] na Igreja e no mundo ‘evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo”. Ele exorta a isso trazendo presente as palavras do querido papa Francisco na Exortação A Alegria do Evangelho (cf. nº 259).

O pároco reforça que: a “Assembleia é um momento importante para a vivência da fraternidade como dias de encontro, de proximidade entre nós que estamos no dia a dia na missão em nossas diferentes comunidades de base, organizadas nos 05 (cinco) setores pastorais e, fazer com que as coordenações paroquiais tenham a consciência e se animem para trabalhar em conjunto, num espírito de comunhão, participação e missão. A assembleia é ocasião de estudo e de tomada de decisões pastorais para toda a Comunidade Paroquial” (cf. Carta convocatória da Assembleia de pastoral)

Esse momento paroquial acontecerá na forma presencial depois de dois (02) anos que se deu na modalidade virtual por causa da pandemia da COVID 19.  Pe. Maurício Lopes reforça a necessidade de todos que vierem para a assembleia, quem cheguem trazendo sobretudo boa vontade e ânimo para colaborar na missão de fazer a Igreja ser no mundo e nas periferias sinal do Reino.

As lideranças eclesiais todas estão sendo provocadas a cada vez mais não ficarem tímidas, mas pelo contrário se entusiasmem em abraçar a proposta pastoral do papa Francisco, proposta essa tão bem colocada na Exortação A Alegria do Evangelho. A escolha do tema central reflete essa consciência, assim como a novidade de uma assembleia que contará com a assessoria de mulheres, para mostrar que as mulheres precisam ser cada vez mais respeitadas e valorizadas na sociedade e na Igreja. A assembleia tem esse simbolismo importante.

A paróquia tem procurado com os temas de padroeiros, com as assembleias e encontros onde reúne os fiéis e as lideranças insistir na ideia e nova mentalidade de que somos Igreja Povo de Deus. A assembleia acontecerá em sintonia com a realização do Sínodo sobre sinodalidade (2021-2023), com a realização do 3º Ano Vocacional do Brasil (novembro 2022 – novembro 2023).

A assembleia contará com momentos de estudo, avaliação pastoral e planejamento de ações evangelizadoras para o ano pastoral de 2023.

Inspirados nos gestos e nas palavras do querido Papa Francisco, no que as diretrizes da CNBB trazem de novidade para a Igreja no Brasil, numa paróquia cada vez mais urbana, a gente consiga pelo anúncio da Palavra de Deus e pela força da Eucaristia, formar comunidades para o Reino de Deus, cuidando dos mais pobres e da Casa Comum.

Equipe de Animação da Pastoral na Paróquia

Em 04/01/2023