Padre Abimael do Nascimento é eleito para a Academia Brasileira de Hagiologia

A Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), em assembleia realizada no dia 8 de fevereiro de 2023 elegeu os novos acadêmicos que vão preencher as cadeiras em vacância de nºs 4, 11, 12 e 36.

A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas. Foi criada em 8 de dezembro de 2004, ano do 150º aniversário da criação da Diocese do Ceará; 140º aniversário de fundação do Seminário da Prainha, em Fortaleza; dia do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição e do 100º aniversário da coroação de Nossa Senhora Aparecida.

Dentre os novos acadêmicos foi eleito o padre Abimael Francisco do Nascimento, MSC – Missionário do Sagrado Coração, Pároco da Paróquia São João Batista, bairro Tauape, em Fortaleza, que assumirá a Cadeira nº 11 da ABRHAGI, cujo patrono é o Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa, salesiano arcebispo emérito de Fortaleza, com processo de beatificação e canonização  em andamento no Vaticano.

Os demais eleitos foram:

*José Eduardo Câmara de Barros Carneiro assumirá a Cadeira nº 4, que tem como patronesse Santa Catarina de Labouré;

*Cleones Carvalho Cunha, será empossado na Cadeira nº 12, cuja patronesse é Nossa Senhora do Carmo;

*Padre Francisco Alves Magalhães, ocupará a Cadeira nº 36, sendo patronesse Santa Luísa de Marilac.

Padre Abimael substituirá na cadeira nº 11 da ABRHAGI o Prof. José Olavo Rodrigues, que em vida foi secretário do Arcebispo Emérito de Fortaleza Dom Antônio de Almeida Lustosa, e sua posse acontecerá no dia 29 de março de 2023, às 19h, juntamente com os demais acadêmicos eleitos, de forma virtual.

Por seu esforço intelectual e espiritual foi credenciado para a Academia Brasileira de Hagiologia, desempenhando atualmente a função de professor catedrático da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e tendo expressiva participação em encontros, exposições, seminários e palestras, dentre outras atividades e eventos promovidos pela Arquidiocese de Fortaleza.

Também autor de várias obras literárias publicadas, tais como, Dom Augusto Alves da Rocha: Vida e Missão, Eclesiastes – O Contexto de um Mestre, Emmanuel Levinas – Um Estudo Sobre a Ética da Alteridade, A Teologia do Cordeiro no Evangelho Segundo João, Falar de Deus a Partir do Homem: Uma Teologia para Modernidade, Judaísmo Como Ética em Cohen, Rosenzweig, Buber e Levinas.

Ao ser eleito Acadêmico da ABRHAGI, padre Abimael Francisco do Nascimento, MSC, representará a Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa, presidida pelo Exmº. Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, e patrocinada pela Arquidiocese de Fortaleza.

Fonte: Comissão Dom Lustosa

Uma resposta

1. Parabéns padre Abimael pelo o seu sim e niquem como eu sei sua dedicação e esforço na evangelização. Deus continue lhe conduzindo e abençoando. Um fraterno abraço meu amigo de todo o meu coração.