[NOTÍCIAS/Mundo] Missionários do Paraná realizarão trabalho na Guiné Bissau

EnvioParan 350x193Cinco missionários do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) partem para a cidade de Quebo, na diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, no próximo dia 13. Durante a missão, realizarão trabalhos de evangelização, alfabetização e na área da saúde. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Missionário Regional (Comire) e o bispo brasileiro no local, dom Carlos Pedro Zilli Filho.

Os diáconos permanentes Metódio Retexin e Pedro Avelino Lang, a coordenadora da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no regional, Elaine Aparecida Machado, Odaril José Rosa, e a esposa de Pedro Lang, Salete Terezinha Lang, serão os pioneiros na missão.

Quebo tem cerca de 20 mil habitantes, segundo dom Pedro Zilli, mas são menos de uma centena de fiéis cristãos. A maioria no local é muçulmana. Em um terreno doado por uma paróquia da Itália, os missionários construirão a própria residência, além da igreja, de uma escola e de um pequeno hospital para realização das atividades propostas.

Além dos cinco missionários, o regional Sul 2 pretende enviar mais sete pessoas para consolidar o trabalho de evangelização na Guiné Bissau. A motivação para o chamado e para a arrecadação de recursos mantenedores da missão é feita por meio de encontros, realizados desde 2013, nas paróquias do estado.

A missa de envio foi celebrada no dia 27 de setembro, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR), durante as comemorações dos cinquenta anos do regional.

Curso

No mês de agosto, Pedro Avelino Lang, Salete Terezinha Lang e Elaine Aparecida Machado participaram do curso Ad Gentes do Centro Cultural Missionário (CCM), em preparação para a missão no continente africano

Com informações e fotografia do regional Sul 2 da CNBB.

Fonte: CNBB