“O Evangelho da família, alegria para o mundo” é o tema do 9º Encontro Mundial das Famílias

Evento acontecerá em Dublin, em agosto de 2018

O presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vincenzo Paglia, apresentou nesta terça-feira, 24, durante entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, o 9º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Dublin, Irlanda, de 22 a 26 de agosto de 2018.O evento terá como tema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.

Dom Paglia lembra que este será o primeiro grande encontro das famílias do mundo após o Sínodo dos Bispos e, conseqüentemente, após a publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia.  “A Exortação Apostólica, que foi às Igrejas locais para ser acolhida, abraçada, aprofundada e aplicada nos diversos contextos culturais, terá em Dublin uma etapa significativa desta recepção”, disse.

Conforme explicou, a Amoris Laetitia requer não apenas uma atualização da Pastoral Familiar, mas “um novo modo de viver a Igreja, de realizar aquele amor que torna alegre a vida do povo de Deus, das famílias e da própria sociedade”.

Dom Paglia disse, ainda, que o Pontifício Conselho irá elaborar catequeses e instrumentos de reflexão destinados ao Encontro.

País anfitrião

Ao falar sobre a Irlanda, dom Paglia recordou que o país está vivendo um “delicado momento de transição” e que o Encontro Mundial das Famílias poderá ajudá-lo “a reencontrar a força, a energia, a tensão missionária, mediante a redescoberta da vocação e da missão da família”.