[NOTÍCIAS/Brasil] “Experiência e vida do bispo emérito”

bisposemritos 270x270Bispos eméritos de todo o Brasil refletiram sobre o tema “Experiência e vida do bispo emérito e seu ímpeto missionário” ao longo do 3º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, realizado de 15 a 18 de setembro, no Centro de Estudos da arquidiocese do Rio de Janeiro, em Sumaré  (RJ).

O encontro acontece a cada dois anos, com objetivo de reunir os bispos eméritos das mais variadas regiões para acompanhamento, trabalho de formação e orientações sobre a saúde física e espiritual dos religiosos. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, presidiu a missa de abertura do encontro, dando boas-vindas aos participantes.

O evento reuniu 28 bispos eméritos e trabalhou três temas específicos: “O ancião na Bíblia e no magistério”, pelo bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino; “A encíclica Evangelii Gaudium”, pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo; e “O bispo emérito e as periferias humanas, existenciais e geográficas”, pelo bispo emérito de Valença (RJ), dom Elias James Manning.

A programação contou também com o testemunho de dom Luiz Vieira Rocha, arcebispo emérito de Manaus (AM), e a presença de dois médicos, um cardiologista e um urologista, que instruíram os presentes acerca dos cuidados com saúde.

O próximo encontro já está marcado para setembro de 2016, novamente em Sumaré.

Esse foi o primeiro encontro promovido diretamente pela Comissão Especial para os Bispos Eméritos, criada pela Conferência Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em dezembro de 2012. Os dois encontros anteriores forma promovidos pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB.