Em editorial mensal Dom José Antonio fala sobre a Páscoa de Jesus - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Em editorial mensal Dom José Antonio fala sobre a Páscoa de Jesus

É de São Paulo a afirmação lapidar: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento também é a nossa fé.”(1Cor 15, 14)

Esta realidade fundamental é por nós vivida sempre, comemorada semanalmente em cada Domingo – Dia da Ressurreição do Senhor – e solenemente a cada ano no Tríduo da Paixão, Morte, Sepultura e Ressurreição – a Páscoa do Senhor.

Verdade tão extraordinária, única, admirável, definitiva, chamada mesmo de “Evangelho – Boa-Notícia” para toda a humanidade. E tudo o mais toma sentido a partir dela: Jesus é realmente o Filho de Deus feito Homem. E define para toda pessoa humana e a humanidade inteira o significado de sua existência e a meta de sua vida.

Este testemunho estonteante é que deu início a toda a aventura cristã na história do mundo, mudando o rumo de todas as coisas. Realmente é Ele, o Senhor e Deus Vivo, o Princípio e o Fim, que faz novas todas as coisas (cf. Apc 21,5 ss).

Quando se buscam de tantas formas a satisfação da religiosidade humana. Quando se procuram de tantos modos diminuir o significado e a importância do acontecimento que é a Pessoa de Jesus, com notícias pseudo-cientificas a seu respeito. Mais atual do que nunca é o chamado ao encontro de cada pessoa humana com Ele, o Senhor que é Vivo no meio de nós.

Também de São Paulo as palavras: “Irmãos, quero lembrar-vos o Evangelho que vos anunciei e que recebestes, e no qual estais firmes. Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi anunciado. A menos que tenhais abraçado a fé em vão… De fato, eu vos transmiti, antes de tudo, o que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e, ao terceiro dia, foi ressuscitado, segundo as Escrituras; e apareceu a Cefas e, depois aos Doze. Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. Depois, apareceu a Tiago, e ainda a todos os apóstolos; por último, apareceu também a mim, que sou como um aborto… Em resumo, é isso que tanto eu como eles temos pregado e é essa a fé que abraçastes.” (1 Cor 15, 1 – 11)

A esta experiência de vida somos chamados, tornando-nos discípulos de Jesus, seus seguidores. Dele recebemos a novidade de nossa existência, dEle que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6).

Crer em Jesus Ressuscitado é entregar-se a uma verdadeira conversão de vida: seguir a Ele no acolhimento de Sua Palavra, na identificação de nosso ser com o Seu. A comunhão de vida com Ele é a comunhão com Deus, Seu e nosso Pai. A comunhão de vida com Ele é comunhão de vida entre nós – filhos e irmãos. Um novo modo de viver que é o Seu: rompimento com o pecado, adesão ao verdadeiro Amor, que é dom de vida.

Nasce uma nova humanidade congregada em Jesus, o Filho do Deus Vivo.

E de discípulos-filhos-irmãos uma missão, que perpassa toda a existência desta Família divina e humana chamada Igreja – a missão da Vida para todos na Verdade e no Caminho, que é o Senhor vencedor da morte no Amor.

Se somos chamados a uma renovação de vida na celebração anual solene da Páscoa, é a este fundamento que retornamos, entregando-nos totalmente a Ele. E desta força divina todos os povos terão a vida, já neste chão nosso abençoado e que dos filhos de Deus espera sua regeneração.

De onde poderá vir salvação senão de Cristo, o Senhor vencedor do mal e da morte? Para todas as pessoas humanas. Para a própria Terra em que vivemos e o Mundo todo, criatura de Deus.

De Jesus mesmo ouvimos: “Sem mim nada podeis fazer.”(Jo 15, 5)Do apóstolo Paulo ainda o testemunho: “Tudo posso naquEle que me dá força.” (Fil 4, 13)

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga

Edições CNBB publica subsídios em preparação ao Jubileu Ordinário 2025

Paróquia de São Francisco das Chagas realiza a 112ª edição da Coroação de Nossa Senhora em Canindé

O Papa: caminho sinodal, experiência espiritual única de conversão e renovação

Em audiência pública, na Câmara dos Deputados, bispos falam sobre a proteção do meio ambiente