Livro-reportagem “Haiti por si” foi lançado na Paróquia da Paz

haiticapa400O lançamento do livro “Haiti por si” aconteceu ontem, 10 de abril, na Paróquia da Paz, e contou com a participação dos fiéis e casais do ECC da Paróquia da Paz e de pessoas interessadas em saber mais sobre o Haiti. O livro-reportagem é uma edição da Agência de Informação Frei Tito para América Latina e Caribe– Adital.

Silvana e Mário, casal do ECC, relataram por que a Paróquia da Paz tem estreitado laços com a Diocese de Jerémie desde o ano de 2010, ano do terremoto. Disseram que foram animados por padre Virgínio, pároco da Paz, a enviarem donativos para o país mais pobre do mundo. Foi dito pelo casal que durante esses anos muitos desafios aconteceram por conta do não entendimento de muitos em ajudar um país distante quando existem muitos pobres entre nós. Mesmo assim, segundo Silvana e Mario, eles continuaram com a ideia e continuam ajudando ao povo do Haiti. É uma relação de amizade, de solidariedade, é um ato cristão, disse Mário. O casal disse ainda: “Em palavras não dá para ser dito o tamanho da alegria que vivo em poder ajudar a esse povo, meu coração tem muito que dizer”. Também foi comentado que padre Virgínio Asêncio Serpa, pároco, e frei Wilson Fernandes da Silva, vigário paroquial, e mais um jovem da comunidade estiveram no Haiti em viagem de solidariedade ao povo haitiano. Em setembro de 2012, dom Joseph Gontrand Décoste esteve em Fortaleza pela segunda vez a convite da paróquia e do ECC.

O livro foi apresentado pelo presidente da Adital, padre Manfredo de Oliveira, e pelos jornalistas Benedito e Adriana Santiago. Padre Ermano Allegri, coordenador executivo da Agência, também esteve presente e falou que o livro dá uma importante contribuição para que o povo do mundo inteiro entenda que o Haiti pode ser diferente, que ali é possível uma mudança. A jornalista Adriana Santiago deu detalhes de como o livro-reportagem foi organizado, desde a ida da equipe ao Haiti e das pessoas envolvidas nele até sua publicação.

Ao final, padre Víginio, agradeceu a presença de todos e disse que aquele momento era uma noite mais que especial. O padre explicou por que se envolveu na causa do povo haitino: “Vivi no ano de 1960 um terremoto 9.5, seguido de maremoto e incêndio”. “Quando vi a situação do povo haitiano através dos meios de comunicação lembrei-me dos jovens que chegaram à minha cidade natal, no sul do Chile, para se solidarizarem conosco. Recordo-me do padre da minha paróquia que abriu as portas da Igreja para todos”, comentou. No seu discurso padre Virgínio disse ainda: “Fazemos juntos em comunidade com amor, na simplicidade, na solidariedade e na oração. Não queremos holofotes, só queremos ajudar a mudar uma situação. E com fé em Deus conseguiremos mais ainda”.

Terremoto

O terremoto de magnitude 7 atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010, quando mais de duzentas mil pessoas morreram, trezentas mil ficaram feridas e mais de um milhão, desabrigadas.

A Paróquia Nossa Senhora da Paz fica na Rua Visconde de Mauá, 905, Aldeota. Telefone: (85) 3224. 2398 – página https://www.paroquiadapaz.org.br/v2/

O livro pode ser adquirido através do site da Adital ou na Paróquia da Paz pelo preço de R$ 45,00.

Fotos.