Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Live, no próximo dia 14 de outubro, às 19h30, focará na etapa de escuta às igrejas particulares do Sínodo 2023

No próximo dia 14 de outubro, das 19h30 às 20h45, a Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, promove a live “Por uma Igreja Sinodal” com foco na organização da etapa diocesana, com início previsto para a primeira quinzena deste mês. A transmissão poderá ser acompanhada nas redes oficiais da CNBB: Youtube e Facebook.

A  16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” acontece em outubro de 2023 como ponto culminante do processo de escutas diocesanas, nacionais e continentais.

De acordo  com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, padre Júlio César Resende a live terá o objetivo de formar e capacitar os coordenadores e animadores nas diversas dioceses para que possam conduzir o processo de escuta sinodal em cada uma das Igrejas Particulares.

Confira a programação da live:

19h30 – Oração inicial (Oração de Santo Isidoro de Sevilha)
19h32 – Palavra de boas-vindas – Mariana Venâncio
19h35 – A que se propõe o Sínodo 2023? (Ver + Julgar) – Dom Ricardo Hoepers
19h50 – Respostas às cinco perguntas dos participantes – Mariana Venâncio e padre João da Silva Mendonça Filho
20h10 – Agir: dez núcleos temáticos, etapas até 2023, o que compete à equipe diocesana de animação e como fazer o lançamento em diocese – padre Júlio César Resende
20h25 – Interação com os participantes – Mariana Venâncio e padre Mendonça
20h45 – Encerramento – irmã Teresinha Del’Acqua

Sínodo dos Bispos 2023

Convocado pelo Papa Francisco, o próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial. Universal.

O Papa Francisco ressaltou durante a comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, que “o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja” Assim, a Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo sinodal: “Não é apenas um acontecimento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a sua função”.

Fonte: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais