Leitura Orante: DOMINGO DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO – PENTECOSTES: Evangelho, Jo 20,19-23

DOMINGO DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO  – PENTECOSTES: Evangelho, Jo 20,19-23
Tema: “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo”.

Passos da Leitura Orante

Invocação ao Espírito Santo
A nós descei divina luz, / A nós descei divina luz,
Em nossas almas acendei / O amor, o amor de Jesus,

Vós sois a alma da igreja / Vós sois a vida, sois o amor,
Vós sois a graça benfazeja / Que nos irmana no Senhor,

Divino Espirito descei / Os corações vinde inflamar,
E as nossas almas preparar, / Para o que Deus nos quer falar,

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto?

Proclamação da Palavra na Bíblia,- Jo 20,19-23. (Observe pessoas, palavras, relações, lugares)

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?

Celebrar a solenidade de Pentecostes se reveste de particular importância, pois esta celebração marca um ponto fundamental na experiência de fé dos discípulos. Tendo ficado “órfãos” com a ida de Jesus para o Pai, os discípulos têm agora a missão de continuar a proposta transmitida por Jesus. Apropriadamente o evangelista João mostra como se sentem os discípulos, ao revelar que estavam reunidos, mas com as portas fechadas por medo. O medo é algo paralisante, impede que a missão vá adiante.

Toda a ação está contextualizada no cenáculo onde ocorria a reunião amedrontada dos discípulos, ainda perplexos com os acontecidos.

Jesus atravessa as barreiras internas e externas das pessoas. Com a vinda do Espírito Santo, o medo é vencido pela paz, a dúvida e o desânimo com a identificação de Jesus Ressuscitado. Jesus oferece a paz aos discípulos. E com a paz, oferece-lhes o Espírito Santo.

“Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19).” (DAp 152).

ORAÇÃO: (Vida)  O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Dons do Espírito Santo

Espírito Santo, concedei-me  o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por Seu amor.

Espírito Santo, concedei-me  o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.

Espírito Santo, concedei-me  o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais vos seja do agrado, siga em tudo vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos.

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza,  para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.

Espírito Santo, concedei-me  o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar.

Espírito Santo, concedei-me  o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.

Espírito Santo,  concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema como os anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar vossos santos olhos!

Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim vossas divinas bênçãos. Em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar, iluminado pela luz do Espírito Santo, leva-me a pensar e desejar com os bispos da América Latina:

“O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida  n’Ele.”” (DAp 137).

A comunidade dos discípulos, apesar do medo, estava reunida. É essa a atitude predominante em (sua), minha comunidade?

A presença de Jesus na comunidade recorda que toda a comunidade deve ter como centro fundamental o próprio Jesus: é isso que acontece na sua/minha comunidade? Se Ele é o centro, a referência fundamental têm algum sentido as discussões acerca de coisas não essenciais, que às vezes dividem os membros da comunidade?

Os discípulos reconheceram Jesus pelos sinais “das mãos e do lado”, quais os sinais que damos ao mundo para que nos reconheçam como discípulos de Jesus?

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais