Leitura Orante: 5º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho Jo 14,1-12

5º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho Jo 14,1-12
Tema: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

Passos da Leitura Orante

Invocação ao Espírito Santo
Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis,  e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto?

Proclamação da Palavra na Bíblia – Jo 14,1-12. (Após a proclamação observe as palavras, as frases, os gestos)

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?

Tenho uma espiritualidade? Onde fundamento a minha espiritualidade?  Há tantos métodos bons, baseados na Palavra de Deus. Importante é que tenha um que me leve a viver em Jesus Cristo, ou melhor, que eu deixe Jesus Cristo viver em mim.

Em Aparecida, na V Conferência, os bispos falaram de um método: “Olhamos para Jesus, o Mestre que formou pessoalmente a seus apóstolos e discípulos. Cristo nos dá o método: “Venham e vejam” (Jo 1, 39). “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Com Ele podemos desenvolver as potencialidades que estão nas pessoas e formar discípulos missionários. Com perseverante paciência e sabedoria, Jesus convidou a todos para que o seguissem e introduziu aqueles que aceitaram segui-lo no mistério do Reino de Deus. Depois de sua morte e ressurreição, enviou-os a pregar a Boa Nova na força do Espírito. Seu estilo se torna emblemático para os formadores e cobra especial relevância quando pensamos na paciente tarefa formativa que a Igreja deve empreender no novo contexto sócio-cultural da América Latina” (DAp 276).

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus?

Salmo 32/33
Feliz o povo que o Senhor
Feliz o povo que o Senhor,
escolheu por sua herança.

1. Reta é a palavra do Senhor,
    e tudo que Ele faz merece fé.
    Deus ama o direito e a justiça,
    transborda em toda a terra a sua graça.
  1. A palavra do Senhor criou os céus,
    e o sopro de seus lábios, as estrelas.
    Ele falou e toda a terra foi criada,
    Ele ordenou e as coisas todas existiram.
  1. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,
    e que confiam esperando em seu amor,
    para da morte libertar as suas vidas
    e alimentá-los quando é tempo de penúria.
  1. No Senhor nós esperamos confiantes,
    porque Ele é nosso auxílio e proteção!
    Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
    da mesma forma que em vós nós esperamos!

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é buscar o seguimento de Jesus Cristo, com este esquema: Caminhando, escutando e vivendo sobre as pegadas  de Jesus?.

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais