Leitura Orante. 4º Domingo do Tempo Comum

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Evangelho de Mt 5,1-12a
Tema: As Bem-Aventuranças – Projeto de Vida

Invocação ao Espírito Santo
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do +Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto ?
Proclamação da Palavra na Biblia – Mt 5, 1-12a,. Observe as pessoas, descubra as palavras e frases, que mais chamaram a atenção, os lugares, as relações que fazem parte do contexto.

Passos da Leitura Orante

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz nós, hoje?
O Ano litúrgico é um grande caminho de fé, que a Igreja realiza sempre. Neste ano, nos domingos do Tempo Comum, este itinerário está marcado pela leitura do Evangelho de Mateus, que hoje nos acompanha quando Jesus ao ver aquela multidão, subiu ao monte, sentou-se e os discípulos aproximaram Dele. Jesus, um verdadeiro Mestre tomou a palavra e começou a ensinar. O ensinamento de Jesus são as bem-aventuranças, o projeto do Reino de Deus

É neste contexto que se insere o anúncio das “bem-aventuranças” ( cf. Mt 5,1-12a ;Lc 6,20-26.) Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, diz: “Bem-aventurados vós, que agora tendes fome (…). Bem-aventurados vós, que agora chorais (…). Bem-aventurados sereis, quando os homens (…) amaldiçoarem o vosso nome” “por causa de mim.”

Mateus evidencia que são bem-aventurados os “pobres em espírito”, os “aflitos”, os “mansos”, aqueles “que têm fome e sede de justiça”, “os misericordiosos”, “os puros de coração”, os “promotores da paz”, “os perseguidos por causa da justiça”. Acrescenta na parte final: “Bem-aventurados são vocês, quando os injuriarem e os perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vocês por causa de mim”.

Mateus, escolhe um aspecto absoluto que enfatiza a relação com os discípulos, naquele momento diante do Senhor. Acrescentemos que Mateus elenca oito bem-aventuranças mais uma; Lucas, quatro (e outras quatro admoestações). Também deve ser lembrado que a primeira de Mateus, ou seja, “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus” (5, 3).

Vivemos numa sociedade que de várias maneiras levantamos muros que nos separam experiência da realidade, do sofrimento do outro. Somos indiferentes à dor do nosso próximo.

Ser cristão é viver o caminho das bem-aventuranças. Um caminhar em busca da felicidade, com despojamento, com fome e sede de justiça, trabalhando pela paz.

Hoje, as incertezas, as desconfianças tomaram o seu espaço, pelo fato de termos uma sociedade que perdeu o sentimento de honestidade, em nome do pecado da corrupção, em detrimento do Ser para a supremacia do Ter; pensando somente no seu mundo, como todo poderoso.

“No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias.” (DAp 139).

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Vamos rezar o Salmo 145

Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!
Bendize e louva ao Senhor!

O Senhor é fiel para sempre
Faz justiça aos que são oprimidos
Ele dá alimento aos famintos
É o Senhor quem liberta os cativos

O Senhor abre os olhos aos cegos
O Senhor faz erguer-se o caído
O Senhor ama aquele que é justo
É o Senhor quem protege o estrangeiro

Ele ampara a viúva e o órfão
Mas confunde o caminho dos maus
O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará
Para sempre e por todos os séculos!

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão). Qual meu novo olhar, a partir da Palavra?
Como tenho praticado a justiça com as pessoas que trabalham na minha casa?
São Tiago diz “Que a fé sem obras é morta. Tenho testemunhado a minha fé como nos diz São Tiago?

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. ( Nm 6,24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais