Leitura Orante: 4º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho Jo 10,1-10

Tema: “O Bom Pastor”

Passos da Leitura Orante

Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis,  e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém

LEITURA: (Verdade) O que diz o Texto?

Proclamação da Palavra na Bíblia – Jo 10,1-10. (Observe as pessoas, palavras, relações, lugares).

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para mim, para nós hoje?

Eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.

Jesus é a porta que dá acesso às ovelhas. É preciso “passar” por Jesus para viver a verdadeira vida.

O texto fala de entrar e sair pela porta. Sugere liberdade, ausência de dominação ou escravidão.

A relação pessoal do pastor com cada ovelha – ele chama a cada uma pelo nome e elas conhecem a sua voz, ele as guia, elas o seguem e fogem dos estranhos. Ele oferece e preserva a vida das ovelhas.

Os bispos, em Aparecida: “Jesus, o Bom Pastor, quer comunicar-nos a sua vida e colocar-se a serviço da vida. Vemos como ele se aproxima do cego no caminho (cf Mc 10, 46-52), quando dignifica a samaritana (cf Jo 4,7-26), quando cura os enfermos (cf Mt 11, 2-6), quando alimenta o povo faminto (cf Mc 6, 30-44), quando liberta os endemoninhados (cf Mc 5,1-20). Em seu Reino de vida, Jesus inclui a todos: come e bebe com os pecadores (cf Mc 2,16), sem se importar que o tratem como comilão e beberrão (cf Mt 11,19), toca com as mãos os leprosos (cf Lc 5,13), deixa que uma prostituta lhe unja os pés (cf Lc 7, 36-50) e, de noite, recebe Nicodemos para convidá-lo a nascer de novo (cf Jo 3, 1-15). Igualmente, convida seus discípulos à reconciliação (cf Mt 5,24), ao amor pelos inimigos (cf Mt 5,44) e a optarem pelos mais pobres” ( Lc 14, 15-24) (DAp 353)

ORAÇÃO: (Vida ) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Salmo 22/23 (rezar ou cantar)

O Senhor é o pastor que me conduz
O Senhor é o pastor que me conduz:
felicidade  e todo bem hão de seguir-me!

O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes,
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,
eles me dão segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça;
e meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me,
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei
pelos tempos infinitos.

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é o mesmo de toda a Igreja no Continente Americano: um olhar fraterno para todos os que sofrem e se alegram?
Na minha relação com Cristo, vivo esta experiência de liberdade? Busco a verdadeira vida em Jesus? E o mundo de hoje para onde vai? Passa por esta porta ou prefere desvios?

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
(Nm 6, 24-27)