Leitura Orante: 3º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho de Lc 24, 13-35

3º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho de Lc 24, 13-35
Tema: “Os discípulos de Emaús”

Passos da Leitura Orante

Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém

LEITURA: (Verdade) – O que diz o Texto?

Proclamação da Palavra na Bíblia – Lc 24,13-35. (Observe as pessoas, palavras, relações, lugares).

MEDITAÇÃO: (Caminho) – O que o Texto diz para nós, hoje?

O Evangelho de hoje apresenta uma cena: Jesus ressuscitado com os discípulos no caminho de Emaús. Eram dois discípulos que caminhavam. Uma caminhada dura, triste, dolorosa, recordando o caminho feito até o Calvário, onde o Mestre foi crucificado e morto.

O Evangelho de Lucas sobre os dois discípulos na estrada de Emaús retrata a realidade das comunidades vacilantes  na fé, descrentes, desanimadas, sem sentir a presença do Ressuscitado entre elas. Lucas procura reanimar, mostrando que não estão abandonadas, muito pelo contrário, estão caminhando junto com a presença do Senhor que venceu a morte.

Uma palavra que poderia definir o estado de ânimo de ambos é: decepção! Até que alguém (,) acerta o passo com eles e caminha junto, ouvindo suas dores e seu desalento. O caminhante os ouve e os ajuda a refletir, recordando as Escrituras e o que haviam profetizado sobre o Messias. Os fatos vão tomando novo significado, à luz da Proclamação da Palavra na Bíblia. Os olhos dos discípulos de Emaús passam a ver com clareza quando Jesus senta-se à mesa com eles e parte o pão.

A Palavra e a Eucaristia são dois momentos privilegiados em que Jesus Ressuscitado se manifesta e é percebido pelos que creem.

ORAÇÃO: (Vida) – O que o Texto nos leva a dizer a Deus?

“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).

Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.

Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os fazes arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.

Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina  nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.(…)” (DAp 554).

CONTEMPLAÇÃO: (Vida- Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

O meu novo olhar será a atenção para ouvir os passos do Ressuscitado ao meu lado, para ouvi-lo na sua Palavra e encontrá-lo na Eucaristia?

Quando meu coração sofre, quando está frio busco o calor da Palavra e sento-me à mesa com Jesus? Convido-o para estar comigo? Percebo na pessoa que caminha a meu lado o ritmo do andar de Jesus Ressuscitado? Como desejo que Cristo fique sempre comigo e com os outros?

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém (Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais