Leitura Orante: 1º Domingo da Quaresma: Evangelho Mt 4,1-11

Tempo da Quaresma
1º Domingo da Quaresma: Evangelho Mt 4,1-11
05/03/2017
Tema: “As três tentações de Jesus”

Invocação à Santíssima Trindade
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima Pai, Filho, Espírito Santo – presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser. Eu vos adoro, amo e agradeço. Amém

Leitura: (Verdade) O que diz o Texto?
Proclamação da Palavra na Bíblia – Mt 4,1-11. (Volte a sua atenção para a Palavra de Deus)

Meditação: ( Caminho) O que o Texto diz para nós,hoje?

Passos da Leitura Orante

Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza.

No deserto Jesus ficou quarenta dias. Este número recorda os quarenta anos do Povo de Deus no deserto, rumo à libertação. Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus, para receber as tábuas da lei (Dt 9,9).

Sendo tentado pelo diabo, diz o Evangelho. As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica. `Numa sociedade consumista, às vezes somos tentados a seguir o modelo de um sistema que valoriza mais o “ter “do que o “ser”.

A conversão é o ponto central da Boa-Nova de Jesus. Devemos renovar nossas opções ; Deus em primeiro lugar na nossa vida.

Em Aparecida, o que nos falam os Bispos: “No entanto, no exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf Hb 3, 12 -14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação” (DAp 351)

Agora, num instante de silêncio sintamos em nosso coração se Deus tem o primeiro lugar na nossa vida.

Oração: (Vida) O que o texto nos faz dizer a Deus?
Oração da Campanha da Fraternidade 2011 (Fraternidade e a Vida no Planeta – “A Criação geme em dores de parto” ( Rm 8,22)

Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, E o eterno amor que tendes por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, E a morte mostra a sua presença no nosso planeta. Que nesta quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém.

Contemplação: (Vida e Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Tenho priorizado Deus em minha vida? Estou atento (a) às provocações que ferem o Plano de Deus? Diante das tentações deste mundo consumista, egoísta, como tenho superado, para viver a vontade de Deus?

Bênção Bíblica
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais