O mês de julho na Arquidiocese de Fortaleza será marcado por uma programação intensa de eventos que une espiritualidade, formação, cultura e celebração. Com atividades voltadas a diversos públicos – educadores, jovens, religiosos, famílias e toda a comunidade –, a Igreja se reúne em momentos que fortalecem a fé e renovam os corações.
Educação que transforma vidas
Abrindo a programação, entre os dias 2 e 4 de julho, acontece o VII Congresso Nacional de Educação da ANEC, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo educadores católicos de todo o país. O congresso terá como tema “Educação Católica que transforma vidas: educar, cuidar e esperançar” e contará com a presença de Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza, na celebração eucarística de abertura.
Espiritualidade, arte e testemunho
No dia 5 de julho, fiéis terão a oportunidade de viver uma tarde especial no Mosteiro das Irmãs Concepcionistas, situado na Rua Visconde do Rio Branco, 2590, Joaquim Távora, com momentos de adoração, locutório com as irmãs e Santa Missa.
Nos dias 5 e 6 de julho acontecerá o espetáculo “Poverello de Assis”, no Teatro Paurillo Barroso, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, apresentado pela Obra Lumen. A apresentação revive o testemunho de São Francisco de Assis e integra as comemorações dos 25 anos do Carisma Lumen.
Famílias e juventude em missão
O dia 6 de julho será marcado pelo evento “Sempre Encontrando”, promovido pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC), no Ginásio Paulo Sarasate. O encontro terá a Santa Missa presidida por Dom Gregório Paixão e show da cantora católica Suely Façanha, em um momento de espiritualidade e confraternização para as famílias.
De 7 a 12 de julho, a juventude viverá o tradicional Acamp’s, promovido pela Comunidade Católica Shalom, na Fazenda Guarani, em Pacajus. O acampamento é uma oportunidade de encontro pessoal com Deus, através da oração, convivência fraterna, formações, shows e momentos de lazer.
Reflexão canônica e pastoral
Entre os dias 7 e 11 de julho, Fortaleza será sede de dois importantes encontros da Igreja no Brasil: o XXXVIII Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e o XLI Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos, ambos realizados no Hotel Sonata de Iracema.
O tema central será: “Sistema penal e delitos, Assinatura Apostólica e Tribunais Eclesiásticos e os 10 anos do Motu Proprio Mitis Iudex Iesus.” A Missa de abertura será celebrada no dia 7, às 19h, na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB.
Juventude do meio popular em foco
De 9 a 13 de julho, será realizado em Fortaleza o 6º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), com o tema: “Juventude do Meio Popular: Trilhando os Caminhos do Cristo Libertador.” Durante o evento, ocorre ainda a Feira da Agricultura Familiar da Juventude do Meio Popular, valorizando a produção de jovens do campo, das águas e das florestas, entre os dias 9 e 12 de julho.
Unindo realidades e corações: Quebrando Barreiras
O Quebrando Barreiras (QB) é um encontro arquidiocesano que promove a integração entre jovens do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), reunindo participantes de diversas paróquias da Arquidiocese. Com o tema “Eu serei o amor e a esperança”, o evento será realizado no dia 13 de julho no Colégio Santo Inácio, no bairro Aldeota, com o objetivo de fortalecer os laços de unidade, fraternidade e missão entre diferentes expressões eclesiais.
Como gesto concreto de solidariedade, o encontro contará com um posto móvel do HEMOCE, incentivando a doação de sangue como expressão de amor ao próximo.
Preparação para a Caminhada com Maria
De 19 de julho a 8 de agosto, a Imagem da Assunção de Nossa Senhora peregrinará por diversas paróquias da Arquidiocese, em preparação para a tradicional Caminhada com Maria, uma das maiores manifestações religiosas do país que acontecerá no dia 15 de agosto.
45 anos das Equipes de Nossa Senhora no Ceará
As Equipes de Nossa Senhora – Região CE 1 celebram 45 anos de criação do movimento no Ceará no dia 20 de julho, com celebração eucarística às 11h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB. Às 10h, haverá uma procissão com saída do estacionamento paroquial (Av. Professor Gomes de Matos, 1830) em direção à Igreja Matriz.
Encerramento com música, fé e alegria
Encerrando a programação de julho, de 23 a 27 de julho, será realizado o Festival Halleluya 2025, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Com entrada gratuita, o evento une fé, arte e cultura, reunindo grandes nomes da música católica nacional, além de espaços de adoração, oração e confissão. No dia 26 de julho, Dom Gregório Paixão presidirá a Santa Missa no local.
Um chamado à comunhão e missão
A Arquidiocese de Fortaleza convida todo o povo de Deus a participar ativamente desses momentos de graça, expressão da vitalidade pastoral e evangelizadora da Igreja em solo cearense. Que este mês de julho fortaleça a fé, promova o encontro com Cristo e renove a missão de cada batizado.
Acompanhe a cobertura completa pelos canais oficiais da Arquidiocese e participe dessa grande caminhada de evangelização.