Jubileu: Papa propõe dia de retiro espiritual para organismos caritativos

Conferência Episcopal Portuguesa espera bom acolhimento deste convite

Cidade do Vaticano, 15 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco quer que os vários organismos caritativos da Igreja Católica promovam um dia de retiro espiritual durante a próxima Quaresma, anunciou o Vaticano.retiro

A iniciativa vai ser coordenada a nível global pelo Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (Santa Sé), a quem compete organizar as orações, as reflexões e todo o material necessário.

O secretário deste dicastério, D. Giampietro Dal Toso, disse à Rádio Vaticano que existem “inúmeras instituições, grupos, organismos que trabalham na caridade e que são testemunhas da caridade, servindo as pessoas”.

“Também temos consciência, no entanto, de que podemos ter misericórdia apenas se recebemos misericórdia: essa é a chave para entender o sentido deste grande retiro que queremos que se realize na Igreja, a nível local”, precisou.

Os materiais estão disponíveis no site site www.corunum.va.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, referiu-se esta quinta-feira à iniciativa proposta pelo Vaticano, no final da reunião do Conselho Permanente, como um dos exemplos do que está ser feito para uma “vivência concreta” do terceiro ano santo extraordinário na história da Igreja Católica.

OC

Irmã Petra Silvia Pfaller mc