Inscrições abertas para o curso de extensão sobre sinodalidade e ecumenismo

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) promove de forma online o curso de extensão sobre “Sinodalide e Ecumenismo:Implicações Eclesiológicas, Ecumênicas e Missionárias para uma Igreja em Saída”. A iniciativa conta com o apoio da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo o padre Marcus Barbosa Guimarães, assessor da Comissão para o Ecumenismo, a comissão considera importante a divulgação do curso, uma vez que o tema é “tão relevante e não muito trabalhado até o momento no processo para o Sínodo 2023, aqui no Brasil”.

Destinado a docentes e estudantes de teologia e lideranças de comunidades religiosas, o curso tem como objetivo realizar uma reflexão sobre o significado da sinodalidade como elemento constitutivo do ser e agir da Igreja e suas implicações para o diálogo ecumênico e interreligioso.

A formação pretende identificar, a partir do Vaticano II e do magistério do Papa Francisco, os processos que ajudam a igreja a viver na comunhão e participação em sua organização interna e na sua missão. Também identificar os principais desafios para a vivência da sinodalidade eclesial e apontar caminhos para a sua superação, dentre outras coisas.

Como se inscrever?

Com data de início prevista para o dia 21 de julho, o curso terá a duração de 20 horas, em dias alternados, das 8h às 12h, e acontecerá de forma online. A inscrição é paga e pode ser feita (aqui).

Dentre os assuntos que serão abordados estão: “O processo sinocal e a Igreja da América Latina”; ‘Sinodalidade, conversão pastoral e Igreja em Saída – a proposta de Francisco”; “Sinodalidade e Pastor”, entre outros.

Acesse (aqui) a programação na íntegra.

Fonte: CNBB