Festejos de São Francisco no Otávio Bonfim

Mensagem de Frei Gilmar Nascimento, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim, por ocasião dos preparativos dos festejos de São Francisco.

frei

Irmãos e irmãs!

O Papa Francisco proclamou o período entre 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro de 2016, Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Neste ano a palavra misericórdia ganhou um espaço privilegiado nas diversas atividades da Igreja. Quantas vezes em nossas celebrações, encontros, palestras e bate-papos a palavra misericórdia se fez presente. Pois bem! Aproveitando o ensejo a nossa comunidade paroquial vai realizar o novenário e a festa de São Francisco, com o seguinte tema: “O rosto da misericórdia em São Francisco”.

São Francisco é um dos santos mais populares do mundo por causa do seguimento radical de Nosso Senhor Jesus Cristo. Seguimento este que não se limitou a palavra, mas, sobretudo ao modo de viver. Podemos dizer que Francisco acolheu a misericórdia em sua vida através do acolhimento da Palavra de Deus e do pobre na figura do leproso. O biógrafo Tomás de Celano, sobretudo, afirma que Francisco se deixou tocar pelo Evangelho da missão dos apóstolos (cf. Mt 10,9-10; Lc 9,3; 10,4), que numa dada ocasião fora lido durante a celebração na igreja de Santa Maria dos Anjos, na qual ele estava presente (cf. 1Cel 22; LM 3,1; LTC 25). Esta passagem bíblica prendeu a atenção de Francisco de tal forma que ele saiu dali todo mudado e decidido: “É isso que eu quero, isso que procuro, é isso que eu desejo fazer de todo o coração.” (1Cel 22). E eis o encontro com o leproso: “Foi assim que o Senhor concedeu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência: como eu estivesse em pecado, parecia-me sobremaneira amargo ver leprosos. E o próprio Senhor me conduziu entre eles, e fiz misericórdia com eles. E afastando-me deles, aquilo que me parecia amargo se me converteu em doçura de alma e de corpo; e, depois, demorei só um pouco e saí do mundo” (Test 1-3).

Nestes dias somos convidados, a exemplo de São Francisco, a acolher a misericórdia de Deus na sua palavra e nos nossos irmãos e irmãs. Gostaria que essa misericórdia, ou seja, esse sentir com ternura fosse uma prática constante entre os agentes de pastoral e entre os paroquianos. Que nos momentos de desentendimentos não prevaleça a raiva ou o afastamento da Igreja, mas seja a oportunidade para o uso de misericórdia, através do diálogo.

Desejo a todos uma vivência profunda de cada momento deste novenário para que a misericórdia de Deus possa prevalecer em nossas ações.

TEMA: O Rosto da Misericórdia em São Francisco

são Francisco

25/09 (Domingo)

06h – Hasteamento da bandeira com Fogos;

06h30min – Missa – Frei Adimar, OFM

09h – Missa – Frei Gilmar, OFM

17h – Missa – Frei Adimar, OFM

19h – Missa de abertura;

Liturgia: Coordenação;

Patamar: Iniciação à Vida Cristã;

Celebrante: Frei Gilmar, OFM

26/09 (Segunda)

19h- Missa;

Subtema: Dar de comer a quem tem fome.

Liturgia: Dimensão Juventude

Patamar: Dimensão Econômica;

Celebrante: Pe. Sérgio

27/09 (Terça)

06h30min – Missa – Frei Leônidas

09h – Bênção de Santo Antonio;

16h – Bênção de Santo Antonio;

19h- Missa;

Subtema: Dar de beber a quem tem sede.

Liturgia: Dimensão Social;

Patamar: Dimensão Grupos e Movimentos de Oração;

Celebrante: Frei Jurandir, OFM

28/09 (Quarta)

19h –  Missa;

Subtema: Acolher os peregrinos.

Liturgia: Dimensão Econômica

Patamar: Beata Dulce / São João Batista;

Celebrante: Frei Adimar, OFM

29/09 (Quinta)

17h30min – Adoração ao Santíssimo;

Subtema: Vestir os nus.

Liturgia: Comunidade de Santa Clara – Caucaia

Patamar: S. Bento; S. Clara; S. Rita

Celebrante: Frei Gilmar, OFM / Frei Francisco Rogério, OFM

30/09 (Sexta)

Subtema: Visitar os enfermos

Liturgia: Dimensão dos Grupos e Movimentos de Oração

Patamar: Menino Jesus / Sagrada Família

Celebrante: Frei Adimar, OFM / Frei Wellington, OFM

01/10 (Sábado)

19h- Missa;

Subtema: Visitar os presos.

Liturgia: Comunidade N.S. do Carmo;

Patamar: Dimensão da Juventude

Celebrante: Frei Gilmar, OFM / Frei Faustino, OFM

02/10 (Domingo)

06h30min – Missa;

09h – Missa;

17h – Missa;

19h- Missa;

Subtema: Aconselhar (dar bons conselhos aos que necessitam)

Liturgia: Iniciação Cristã;

Patamar: Dimensão Litúrgica

Celebrante: Pe. Pedro

03/10 (Segunda)

18h30min – Novena;

19h- Trânsito de São Francisco;

Subtema: Enterrar os mortos.

Liturgia: Frades / OFS / JUFRA / MINI JUFRA;

Patamar: CPP

Celebrante: Dom José Antonio Tosi Marques

04/10 (Terça)

06h30min – Missa – Frei Adimar, OFM

09h- Missa Solene – Frei Gilmar, OFM

10h- Bênção dos animais;

18h- Procissão;

19h- Missa de encerramento – Frei Sergio, OFM

Liturgia: Dimensão Litúrgica e comunidades;

Patamar: Dimensão Social

Itinerário da procissão: Igreja – Domingos Olímpio – Padre Mororó – Justiniano de

Serpa – Domingos Olímpio – Dom Jerônimo – Igreja.

Paróquia

Jesus Nazareno – Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Dores