Equipe gestora da Cáritas arquidiocesana se reúne com o arcebispo

Equipe gestora da Cáritas Fortaleza – Foto: Thiago Ribeiro

No dia 3 de abril, diretores e representantes da Equipe da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza tiveram um encontro com dom Gregório Paixão, OSB no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”. Desde que o atual arcebispo assumiu a Arquidiocese de Fortaleza, tem havido um diálogo constante para apresentar e compreender os trabalhos sociais e de caridade desenvolvidos pela Cáritas Fortaleza. Esse encontro foi uma oportunidade especial para compartilhar o que vem sendo realizado com o projeto regionalizado com apoio da Misereor.

Foram apresentadas as atividades de acompanhamento da Rede de Catadores de Materiais Recicláveis, que envolve aproximadamente 16 grupos organizados, totalizando cerca de 400 catadores e catadoras. Além disso, foi destacado o trabalho de apoio à Rede Metropolitana de Economia Solidária, que engloba cerca de 12 grupos com um total de 104 participantes, principalmente mulheres das periferias de Fortaleza e região metropolitana.

Também foram mencionados os esforços de acompanhamento das Cáritas Paroquiais de Ocara, Tabuba, Pacajus, Santa Luzia e Barreira, além de cinco comunidades rurais e periféricas atendidas com o Plano de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS).

Durante o encontro, foram discutidas as ações e atividades em colaboração com parceiros, representações institucionais, pastorais sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e organismos da Arquidiocese de Fortaleza. Questões futuras relacionadas ao trabalho voluntário, comunicação e ampliação das Cáritas Paroquiais também foram abordadas.

A equipe expressou profunda gratidão à Arquidiocese pelo apoio recebido e manifestou o desejo de continuar a missão da Cáritas, buscando fazer o melhor possível com a luz e a força do Deus da vida, que é Pai e Mãe para todos.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

5 respostas

1. o encontro foi muito bom e fraterno. Dom Gregório deu muito ânimo para continuar os nossos trabalhos

2. Fui seminarista da prainha.
    Ajudei monsenhor Oscar Peixoto em seu trabalho na Cáritas

3. Como tratar da regularização de comunidades que habitam nas terras da igreja em todo o ceara ?

4. O padre jesuíta MÁRIO JORGE BERGOGLIO [ O PAPA FRANCISCO , da Argentina 🇦🇷 ] é um Homem Santos , cujo trabalho voluntário, solidário e extremamente arriscado já era muito valorizado e reconhecido desde a década de 1980 , quando em plena Ditadura Militar na ARGENTINA , o religioso visitava comunidades na periferia da capital BUENOS AIRES para esconder e proteger dos militares portenhos pessoas que já haviam sido juradas de morte pelo Regime Ditatorial Argentino !!!
    [ Lembro dessa história contida na maravilhosa obra em língua portuguesa “A LISTA DE BERGOGLIO” , a qual li há alguns anos ! ]
    🇧🇷🔰🇦🇷🇺🇸🇻🇦🙏🏻✝️🎆💪🏻💪🏻💪🏻👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻

5. Mantemos esse serviço com fé e trabalho. Com o excelentíssimo Dom Gregório há de melhor e dá continuidade ao trabalho que também teve a forte ajuda do nosso emérito Dom José Aparecido.

Salve Maria…