Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

“Em breve nos veremos e na graça de Deus vamos caminhar juntos”, monsenhor José Luiz Gomes Vasconcelos

Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Jose Antônio Aparecido Tosi Marques; Excelentíssimo Sr. Bispos Auxiliar de Fortaleza e Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Excelentíssimo Sr. Bispo Eleito para Pesqueira Dom José Luís Ferreira Sales; reverendíssimos padres e diáconos; estimados religiosos e religiosas, seminaristas, consagrados(as), missionários(as) que atuam nesta desde já tão amada Arquidiocese de Fortaleza, estimado Povo de Deus! A todos vós saúde e paz da parte de Deus nosso Pai e de Jesus nosso Redentor!

Desde a minha mais tenra juventude escutei o eco de um chamado feito por Jesus ao Apóstolo Pedro: “Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas!” (Jo21,17) A pergunta e a ordem dadas por Jesus sempre me inquietaram. Sentia no meu hoje, que Jesus estava a perguntar-me: José Luiz, Tu me amas? E nunca, jamais, hesitei em dar a mesma reposta de Pedro: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!” E, por causa deste amor por Jesus, acolhi, como Pedro, a missão de apascentar suas ovelhas. Passei a amar verdadeiramente essas ovelhas porque elas são de Jesus, o maior amor de minha vida. Vejo que o rebanho é diferenciado: existem ovelhas gordas, ovelhas fiéis, ovelhas que conhecem à voz do Pastor; mas também encontro ovelhas doentes, sofridas, perdidas, e até extraviadas e rebeldes! Amo a todas, todavia! Amo a todas sem distinção. E, se tenho preferência por algumas, o meu amor preferencial é pelas mais necessitadas.

A este rebanho de Jesus decidi definitivamente consagrar minha vida. No dia 09 de dezembro deste ano faz 23 anos que esta consagração se efetuou quando fui ordenado presbítero, pastor do Povo de Deus com o lema: “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”. Fui e sou um sacerdote feliz. Por 16 anos exerci o pastoreio como Administrador Paroquial e Pároco em duas grandes Paróquias, colaborando com a pastoral da Diocese de Garanhuns. Porém, há quatro anos, o Senhor me chamou para cuidar dos seus “cordeiros”, cordeiros escolhidos, jovens seminaristas em processo de discernimento vocacional de cinco dioceses do interior de Pernambuco em Caruaru. Que missão árdua, porém, gratificante! Cuidar dos futuros pastores da Igreja! Garantir a sucessão da missão.

Finalmente, a Igreja me convoca para algo mais. O Bom Pastor assim me diz: “Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho”, e convida-me a deixar agora estes “cordeiros” para cuidar deste novo rebanho. Qual a minha resposta? “Eis-me aqui Senhor!” Afinal são sempre tuas ovelhas e teus cordeiros, o teu rebanho. O Senhor insiste comigo: “Pasce oves meas” – “apascenta minhas ovelhas”, (Jo 21,17) será meu lema episcopal, sem esquecer que a esta ordem antecede a pergunta sempre oportuna: “Tu me amas?”.

Sinto-me agraciado em ter sido chamado por aquele que sucede ao Apóstolo São Pedro para compor o colégio dos sucessores dos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo e de receber a plenitude deste sacerdócio que tanto amo. Sinto-me pequeno e indigno de tal missão e responsabilidade, mas creio que quando o Senhor chama, concede àquele que é chamado as graças necessárias para desempenhar esta missão.

Coloco-me a disposição do chamado de Jesus o Bom Pastor. Peço a Deus a graça de ser fiel. Fiel ao Santo Evangelho, fiel a Santa Madre Igreja, fiel ao Santo Papa o Papa, fiel aos apelos desta Arquidiocese da “Terra do Sol”, fiel à opção preferencial pelos pobres e as prioridades da Igreja no Brasil. Eis-me aqui Senhor!

Se procurarem em mim um teólogo, um perito em direito canônico, um zeloso administrador, terão que esperar um pouco, tenho muito a aprender. Se, porém, procurarem em mim um Pastor, tenho algo a oferecer.

Desde já roguem a Deus por mim, para que seja capaz de superar os meus limites humanos e servir com qualidade e fidelidade, mas, sobretudo, com muito amor, a esta Arquidiocese confiada ao Patriarca São José. Que por sua intercessão, possamos juntos, dar continuidade a uma bela história. História de fé, de esperança, de amor; enfim, de salvação.

Em breve nos veremos e na graça de Deus vamos caminhar juntos.

Fraternalmente: Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos.

17 respostas

  1. Monsenhor JOSÉ LUIZ, nossa gratidão pelo amor infinito e misericordioso de DEUS UNO E TRINO, por nos presentear com mais um dos fiéis e caridosos Filhos Prediletos de MARIA – MÃE E RAINHA DO CÉU e da TERRA, um fiel e amoroso discípulo-missionário – um BOM PASTOR. Suas palavras são reflexo, ou melhor, é o eco da voz de JESUS, que se faz presente em sua vida sacerdotal. – Seja BEM VINDO, na feliz e abençoada acolhida da SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ, com a proteção de Toda a Corte Celeste. – Sua bênção nos favoreça, hoje e sempre!
    Grande abraço, Geralda Feitosa e Família – Fortaleza-CE

  2. Estão de parabéns os católicos cearences e os filhos de Garanhuns, pela nomeação de mons. José Luiz Gomes de Vasconcelos, como Bispo auxiliar de Fortaleza .

  3. Somos mais uma vez privilegiados por mais uma vez acolher mais um José em nossa arquidiocese.Seja bem vindo em nosso meio,sua presença certamente nos fará muito felizes.Que Deus continue abençoando-lhe ricamente e que Maria o cubra com seu Manto de Amor.Fraterno abraço.Ana Cristina -Paróquia Sao Diogo-Fortaleza-CE

  4. "Se procurarem em mim um teólogo, um perito em direito canônico, um zeloso administrador, terão que esperar um pouco, tenho muito a aprender. Se, porém, procurarem em mim um Pastor, tenho algo a oferecer."

    Com esta frase o Senhor conquista a todos nós de Fortaleza
    Seja bem vindo
    Mota Filho- músico Católico

  5. Ficamo muito felizes com a nomeação do Mons. José Luiz, conheço pessoalmente e posso dar testemunho desse amado e santo padre !! Rezemos para que Deus o ajude nesta caminhada.

  6. Tive a alegria de conhecer o Monsenhor José Luiz ainda com paroco de Aguas Belas-PE na bonita missão pastoral junto aos irmãos indigenas, depois como Paroco em são bento do Una, cidade que aprendir a amar desde a época do querido padre José Aldo Mariano, epoca também na qual era seminarista da diocese de garanhuns, posso testemunhar o ardor missionario deste que hoje foi agraciado com o episcopado. bem vindo dom José Luiz ao querido ceará.
    João Jerônimo da Silva- Crateús- CE

  7. Caríssimo povo da Arquidiocese de Fortaleza!!! Nossa alegria se une a vossa, porque Deus em sua infinita bondade escolheu um filho do nosso Clero auxiliar na condução do vosso povo!!! Mons. José Luiz é um sacerdote zeloso, apaixonado pelo Cristo e sua missão e com certeza será um sinal eficaz do Cristo Bom Pastor, “Apascentando suas ovelhas”. Como representante do Clero de Garanhuns, faço minhas as palavras de Dom Tiago Postma, Bispo que o ordenou padre: Seja, agora, um Bispo Feliz!!!! Deus o Abencoe sempre!!!!

  8. Sou da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em Sao Bento do Una – PE, onde o Padre José Luis foi Pároco por seis anos. Posso afirmar que a "Terra do Sol" está ganhando um grande presente do Senhor! Fui cordenador do Movimento da Mãe Rainha por cinco anos e testemunhei de perto o Amor desse grande sacerdote por Nossa Senhora, por Seu Filho Jesus e por nossa Santa Igreja. Agradeço a Deus a oportunidade de ter convivido com o em breve Dom José Luis e ter aprendido tanto com ele. A igreja ganha muito com o sua nomeaçao de bispo e as suas futuras ovelhas dirão isso com certeza!
    PARABÉNS AO POVO DE FORTALEZA E A TODOS OS SEUS FIÉIS.
    Bruno Cavalcante Braga – São Bento do Una – PE

  9. Conheço muito bem o então Pe. José Luiz, hoje Bispo, com a graça de Deus, não tenho dúvida que ele será um excelente Bispo, como foi quando era padre. Parabens.

  10. Tudo é graça de Deus! Mais uma vez somos agraciados do Pai por receber um discípulo do Senhor, como pastor auxiliar de Nossa Arquidiocese de Fortaleza. Mons. José Luiz Gomes de Vasconcelos seja bem vindo em Nome do Senhor Jesus. Pe. Mascarenhas Paróquia de Pacoti-Ce

  11. Seja bem-vindo Dom Jose Luiz. Que alegria nesse mês do nosso amado pai S. Jose, enviar para nos mais um Jose. Que seu tempo conosco seja repleto de bençãos e graças. Desde já sua benção e nossas orações. Pastoral da Crisma – Paroquia N. Sra. Aparecida (Montese)

  12. Conheci padre Zé Luiz quando chegou à Paróquia de Águas Belas para exercer seu ministério logo depois de se tornar presbítero pela imposição das mãos do saudoso e comprometido dom Tiago Postmam. Sempre se posicionou como zeloso pastor, oferecendo sua vida pelos pobres sem vez e menos voz. Incentivou pastorais e movimentos, criando uma cultura de conscientização numa terra, secularmente dominada por coronéis e latifundiários. Apoiou trabalhadores rurais, preocupou-se com os índios Fulni-ô, rezando sempre com eles em Yaathê, a invocar a proteção de Yassaclâni, a Senhora da Conceição. Padre Zé Luiz me faz lembrar gente da têmpera de dom Aluisio Lorscheider, Antonio Fragoso, Edimilson, Luciano Mendes, Fernando Panico, Francisco Austregésilo de Mesquita, dom Távora, dom Hélder, padre Cícero, Mons. Murilo de Sá e o padre-mestre Ibiapina. E nós aguas-belenses, seu Primeiro amor, sentimo-nos muito honrados e felizes . Sua bênção, Monsenhor.

    JOSE LUCIANO
    Secretário Municipal de Saúde
    Águas Belas – PE

  13. seja bem vindo,mons. josé luiz a nossa arquidiocese de fortaleza,que o bom pastor o ilunime sempre para conduzir com sabedoria o seu rebanho.

  14. Ao Mons. José Luis Gomes, votos de uma feliz e abençoada missão na Arquidiocese de Fortaleza. Seja bem vindo com as bençãos de Jesus e Maria. Pe. Sá – Fortaleza-Ce.

  15. Padre José Luís aqui e Ildo de são Bento do Una padre do grupo Água Viva, sobrinho de Edina, e filho de seu Paulo ministro da sagrada eucaristia estou maravilhado e muito emocionado em saber que o senhor padre José Luís foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Que Deus ilumine o senhor DomJosé Luís de Vasconcelos um grande pastor da nossa querida e amada igreja, padreJosé Luís e futuro bispo. O senhor faz parte da minha historia desde a minha primeira comunhão que foi com o senhor e momentos de força que o senhor me deu na minha caminhada aqui em São Bento. Sejas muito feliz como bispo auxiliar. Jesus te ama muito eu também… Ildo e todos do grupo Água Viva, RCC. São Bento do Una.

  16. Irmãos e irmãs de Fortaleza, a terra do sol, paz e bem !
    Sinto-me feliz de poder, hoje, falar-lhes sobre Monsenhor José Luiz, novo Bispo auxiliar de sua Arquidiocese. Conheci Pe. José Luiz aos 5 anos de idade, quando ele assumiu o governo pastoral de minha paróquia natal, na cidade de Águas Belas – PE. A nossa antiga paróquia, na época com 224 anos, possuía apenas duas pastorais, sem nenhum tipo de recurso pastoral ou monetário, apenas a fé de um povo sofrido esculpida no sofrimento da pobreza e do abandono dos poderes públicos. Ele não era a Luz, mas trouxe a Luz e a esperança aos católicos e cidadãos do nosso município. Ele nos mostrou a face do bom e verdadeiro pastor, nos carregou nos ombros por muitas vezes, acolheu o povo em sua casa, chorou com nossos sofrimentos, alegrou-se com nosso desenvolvimento e nossas vitórias, as quais ele participara de forma essencial. Ensinou-me quem era Deus. aprendi com ele a amar esse Deus grande misericordioso e Trino, sim porque foi ele quem me explicou o mistério da Santíssima Trindade dizendo-me que eu jamais poderia compreender totalmente a imensidão de Deus, assim invertendo a tão famosa lenda de Sto Agostinho e a criança na praia. Foi das mãos dele que recebi Jesus Eucarístico pela 1° vez e o escolhi para ser meu padrinho de Crisma quando confirmei as minhas promessas batismais. Sim, amo muito Pe. José Luiz, ele também é meu pai, pois me gerou na fé, e o amo como tal. Desejo que o Espírito Santo senhor da Igreja e da vida deste sacerdote feito Bispo, por sua vontade, o ajude a guiá-los rumo aos Coração de Jesus, fonte de toda plenitude da alma, pela a interseção de São José, padroeiro de nossas Dioceses.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais