Editorial: “A unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus”

Setembro é para a Igreja no Brasil o mês da Bíblia. Todos os anos este mês é oportunidade para maior contato, conhecimento, valorização e vivência da Palavra de Deus contida neste Livro único da revelação. Repete-se um cântico em nossas comunidades: “A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do Povo, que cresceu, cresceu e se transformou, ensinando a viver um mundo novo!”

Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”.

A unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade, que quer alimentar e realimentar a sua fé no Senhor Jesus Cristo, “àqueles que querem crer com a Igreja”. No texto bíblico da Carta aos Efésios a comunidade cristã perceberá que os grandes problemas que nossa Igreja enfrenta hoje não deveriam causar nem surpresas, nem sustos. O que temos hoje é versão atualizada de desafios já antigos, espinhos já dos primeiros dias do cristianismo. O estudo da Carta aos Efésios proposto para o Mês da Bíblia deste ano procura, primeiro, explicitar a temática central da carta, que é a unidade do corpo de Cristo para, em segundo lugar, refletir sobre o lema: “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).

Reconhecemos em ação de graças que tudo o que somos e fazemos não vem de nossas forças humanas, mas do Amor de Deus derramado em nossos corações, da Caridade de Cristo que nos impulsiona. A Igreja é a manifestação concreta e histórica desta Caridade que une em comunhão a humanidade de irmãos filhos do único Pai.

Tomamos consciência de nossa limitada correspondência às graças recebidas e é também oportunidade de pedido de perdão e disposição sincera de conversão e maior empenho na missão à qual a Caridade de Cristo nos constrange.

Novo ardor na evangelização. A Igreja evangeliza-se para evangelizar, vive para testemunhar, busca sua coerência com o Evangelho para anunciá-lo a todos com a alegria que Ele dá. Testemunho pela sua própria existência e missão: a Fé que ilumina a vida, a Esperança que estimula sua ação, a Caridade que lhe dá a forma, o modo de ser e que a leva a dirigir-se a todos com a alegria do Evangelho.

A vida cristã inicia na escuta da Palavra de Deus, e esta em sua plenitude incarnada, Jesus o Cristo que, realiza em si a Humanidade e chama a humanidade desorientada a “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24). Novo estímulo o mês da Bíblia e nosso mais vivo contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza